Tony Goes

Os 7 momentos mais marcantes das novelas em 2012

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O ano foi especialmente rico no universo dos folhetins eletrônicos. Houve de um tudo: sucessos arrebatadores, fracassos retumbantes, fórmulas desgastadas, novos formatos e novos públicos. Vou enumerar agora os melhores momentos, em ordem crescente de impacto:

7. O último capítulo de "Máscaras"

Este momento não aconteceu no vídeo. Na verdade, foi o suspiro de alívio dos poucos espectadores que teimavam em seguir a confusa trama de Lauro César Muniz, exibida pela Record em horários cada vez mais proibitivos. Pena que logo em seguida estreou "Balacobaco", uma novela que consegue a façanha de ser ainda pior.

6. Morena é "leiloada" em "Salve Jorge"

O novo "opus" de Glória Perez sofre com os temas repetidos, o excesso de personagens e os índices insatisfatórios de audiência. Mas seu principal assunto é forte e inovador, e um dos poucos aspectos da novela bem avaliado pelo público: o tráfico de escravas sexuais do Brasil para a Europa.

5. A morte do namorado de Crô em "Fina Estampa"

Alguém ainda se lembra da antecessora de "Avenida Brasil"? Apesar de ter alcançado um Ibope ainda mais alto que esta, o drama de Pereirão e Teresa Cristina já evaporou das nossas memórias coletivas. Só sobrou o mordomo Crô, que pode até ganhar seu próprio filme. E foi dele a cena mais marcante da novela, quando seu namorado foi assassinado pela patroa. Seu desabafo em prol da igualdade de direitos elevou o personagem da reles caricatura.

4. A condenação do coronel Jesuíno em "Gabriela"

Esta nova versão do clássico de Jorge Amado ficou léguas aquém da primeira adaptação para a TV, em 1975. Só a superou num ponto: Walcyr Carrasco criou um coronel Jesuíno amargurado, que não existia no livro, corroído de amor pela mulher que ele próprio matou a tiros. José Wilker deu um show no último capítulo, quando o personagem é julgado pelos crimes que cometeu.

3. O SBT descobre uma mina de ouro com "Carrossel"

Quer dizer então que existem milhões de crianças sem acesso aos canais pagos e que não tinham o que assistir na TV em pleno horário nobre? O SBT redescobriu esse óbvio ululante e, muito graças ao sucesso de "Carrossel", recuperou o segundo lugar no ranking das emissoras. A novela infantil gerou dezenas de produtos e será substituída em meados de 2013 por outro "remake" do gênero, "Chiquititas". Depois, tomara, que venha um texto original brasileiro.

2. O clipe das Empreguetes estoura na internet

Outro momento que não aconteceu propriamente na TV, mas na web --e é justamente isto o que o torna tão importante. "Cheias de Charme" foi a primeira novela brasileira que soube usar a internet a seu favor, gerando conteúdo exclusivo para a rede. Foi uma lição importante, que a Globo está desperdiçando com o semi-desastre que é "Guerra dos Sexos".

1. Carminha descobre que Nina é Rita em "Avenida Brasil"

O capítulo 100 da novela de João Emanuel Carneiro, quando aconteceu a virada na trama, "congelou" o país. Foi o ponto alto de um programa que se tornou um marco na história da televisão brasileira. Volta, Carminha!

Aliás, acho que os rumos das nossas telenovelas serão muito influenciados por estes três últimos momentos. "Carrossel" revelou um nicho de mercado que não estava sendo bem atendido. "Cheias de Charme" desbravou caminhos multimídia e se deu bem. E "Avenida Brasil", com seu elenco enxuto e roteiro empolgante, é o novo padrão contra o qual as novelas futuras serão comparadas. Pena que nem mesmo a Globo está aproveitando esses ensinamentos, ao insistir em chavões ultrapassados.

Mesmo assim, um só momento dessa importância já é raro num único ano, quanto mais três. 2012 talvez seja lembrado como o ano que mudou nossa forma de assistir novelas, e isto é ótimo.

Ah, e não posso esquecer de uma cena hors-concours, que sobrevive até hoje como "meme" na internet: a Zezé de "Avenida Brasil" cantando "Eu Quero Ver Tu me Chamar de Amendoim". Arrasou!

Tony Goes

Tony Goes (1960-2024) nasceu no Rio de Janeiro, mas viveu em São Paulo desde pequeno. Escreveu para várias séries de humor e programas de variedades, além de alguns longas-metragens. Ele também atualizava diariamente o blog que levava seu nome: tonygoes.com.br.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias