Tony Goes

Criador do perfil "Gina Indelicada" dá aula de marketing na internet

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A página "Gina Indelicada" surgiu no Facebook no dia 14 de agosto. A princípio, seu criador não queria se identificar. Uma ameaça de processo transformada em proposta de parceria fez com que ele se revelasse há exatamente uma semana: Ricck Lopes, 19 anos, estudante de propaganda.

Daí foi a glória. O garoto virou assunto dos cadernos de economia e deu entrevista à revista "Forbes". Quarta passada, apareceu no "Agora É Tarde", o talk-show de Danilo Gentilli. O mesmo dia em que a página "Gina, Kibadora Indelicada" entrou no ar.

Crédito: Reprodução/Twitter/RicckLopes Ricck Lopes, criador da "Gina Indelicada"
Ricck Lopes, criador da "Gina Indelicada"

"Kibadora", em internetês moderno, é quem se apropria da criação dos outros. Ricck foi acusado de ser um plagiador: as respostas ferinas de sua personagem virtual seriam, na verdade, piadinhas que circulam nas redes sociais há um bom tempo.

A nova página já tem cerca de 20 mil fãs (a original tem mais de dois milhões) e a denúncia correu feito rastilho de pólvora pela blogosfera. O próprio Ricck admitiu na TV: não é comediante, é marqueteiro. Muitas das pérolas de Gina não são mesmo dele. Chegou a dizer que contratou um terceiro para garimpá-las na rede.

Bom, comediante ele não é mesmo. Saiu-se bem mais ou menos quando Danilo Gentilli fez com que vestisse uma máscara da moça dos palitos e respondesse de sopetão a algumas perguntas da produção. Seus detratores têm razão quando dizem que ele se apropriou do material alheio.

E aí eu pergunto: isto é grave? Numa entrevista ao site "Época Negócios", Rick apontou que existem dezenas de sites e fanpages que reúnem as tiradas mais engraçadas da internet. O maior deles tem 160 mil seguidores e existe há quase um ano.

Uma enormidade, mas que empalidece diante dos números da "Gina Indelicada", Que, aliás, gerou dezenas de clones: são inúmeras as páginas que replicam a original no Facebook, e outras tantas variantes. Sem falar nos perfis do Twitter, todos falsos (ou seja, nenhum administrado por Ricck).

Estes sim são, a meu ver, os verdadeiros plagiadores. OK, concordo que não é a coisa mais linda do mundo postar como sua uma piada (ou um texto, uma foto, uma música) de outra pessoa, ou mesmo de domínio público. Mas este pecadilho é irrisório diante do imenso talento do rapaz.

Ricck Lopes disse e repetiu que seu intuito não era se lançar como humorista ou sequer ganhar dinheiro com a "Gina Indelicada", mas sim criar um "case" que lhe abrisse as portas do mercado da propaganda. E isto ele conseguiu.

Eu sou publicitário, e sei muito bem como é difícil promover uma marca nas redes sociais. Grandes anunciantes investem muito dinheiro nesta mídia tão recente, e muitos não obtêm o retorno esperado. Até as ações do Facebook despencaram, já que ele não vem se provando uma eficiente arma de marketing.

Mas isto é porque velhos como eu não sabem navegar nesse mundo novo. Ricck Lopes, nativo digital, sabe. Seu passe agora será disputado, não como "stand-up comic", mas como consultor para redes sociais. E os invejosos de plantão terão ainda mais motivos para detestá-lo.

Tony Goes

Tony Goes (1960-2024) nasceu no Rio de Janeiro, mas viveu em São Paulo desde pequeno. Escreveu para várias séries de humor e programas de variedades, além de alguns longas-metragens. Ele também atualizava diariamente o blog que levava seu nome: tonygoes.com.br.

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