Criador do perfil "Gina Indelicada" dá aula de marketing na internet
A página "Gina Indelicada" surgiu no Facebook no dia 14 de agosto. A princípio, seu criador não queria se identificar. Uma ameaça de processo transformada em proposta de parceria fez com que ele se revelasse há exatamente uma semana: Ricck Lopes, 19 anos, estudante de propaganda.
Daí foi a glória. O garoto virou assunto dos cadernos de economia e deu entrevista à revista "Forbes". Quarta passada, apareceu no "Agora É Tarde", o talk-show de Danilo Gentilli. O mesmo dia em que a página "Gina, Kibadora Indelicada" entrou no ar.
"Kibadora", em internetês moderno, é quem se apropria da criação dos outros. Ricck foi acusado de ser um plagiador: as respostas ferinas de sua personagem virtual seriam, na verdade, piadinhas que circulam nas redes sociais há um bom tempo.
A nova página já tem cerca de 20 mil fãs (a original tem mais de dois milhões) e a denúncia correu feito rastilho de pólvora pela blogosfera. O próprio Ricck admitiu na TV: não é comediante, é marqueteiro. Muitas das pérolas de Gina não são mesmo dele. Chegou a dizer que contratou um terceiro para garimpá-las na rede.
Bom, comediante ele não é mesmo. Saiu-se bem mais ou menos quando Danilo Gentilli fez com que vestisse uma máscara da moça dos palitos e respondesse de sopetão a algumas perguntas da produção. Seus detratores têm razão quando dizem que ele se apropriou do material alheio.
E aí eu pergunto: isto é grave? Numa entrevista ao site "Época Negócios", Rick apontou que existem dezenas de sites e fanpages que reúnem as tiradas mais engraçadas da internet. O maior deles tem 160 mil seguidores e existe há quase um ano.
Uma enormidade, mas que empalidece diante dos números da "Gina Indelicada", Que, aliás, gerou dezenas de clones: são inúmeras as páginas que replicam a original no Facebook, e outras tantas variantes. Sem falar nos perfis do Twitter, todos falsos (ou seja, nenhum administrado por Ricck).
Estes sim são, a meu ver, os verdadeiros plagiadores. OK, concordo que não é a coisa mais linda do mundo postar como sua uma piada (ou um texto, uma foto, uma música) de outra pessoa, ou mesmo de domínio público. Mas este pecadilho é irrisório diante do imenso talento do rapaz.
Ricck Lopes disse e repetiu que seu intuito não era se lançar como humorista ou sequer ganhar dinheiro com a "Gina Indelicada", mas sim criar um "case" que lhe abrisse as portas do mercado da propaganda. E isto ele conseguiu.
Eu sou publicitário, e sei muito bem como é difícil promover uma marca nas redes sociais. Grandes anunciantes investem muito dinheiro nesta mídia tão recente, e muitos não obtêm o retorno esperado. Até as ações do Facebook despencaram, já que ele não vem se provando uma eficiente arma de marketing.
Mas isto é porque velhos como eu não sabem navegar nesse mundo novo. Ricck Lopes, nativo digital, sabe. Seu passe agora será disputado, não como "stand-up comic", mas como consultor para redes sociais. E os invejosos de plantão terão ainda mais motivos para detestá-lo.
Comentários
Ver todos os comentários