Tony Goes

"BBB12": A Globo ainda não sabe lidar com a internet

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Durante algumas décadas, a maior emissora de TV do Brasil agiu como se fosse a única fonte de informação disponível. E isto era quase verdade: os altíssimos índices de audiência da Globo lhe garantiam um virtual "monopólio da fala", um termo muito popular no meio acadêmico dos anos 70 e 80.

A Globo tentou reescrever a história várias vezes: na primeira eleição de Brizola ao governo do Rio de Janeiro, na campanha das Diretas Já, no debate entre Collor e Lula E até hoje ignora olimpicamente a concorrência. Contratados de outros canais raríssimamente são citados em sua tela. Até mesmo o "Casseta & Planeta" era proibido de satirizar programas que não fossem "globais".

Esse controle obsessivo pela informação não funciona mais nos dias de hoje. O espectador já passeia pelos outros canais, a TV paga se expande cada vez mais mais e a internet simplesmente mudou as regras do jogo. Agora qualquer notícia, mesmo falsa, circula com velocidade nunca vista. E provoca reações imediatas nas redes sociais.

O suposto estupro no "BBB" é um caso exemplar. A Globo se fingiu de morta, desconversou, tentou convencer o público de que "o amor é lindo". Demorou longuíssimos dois dias para se manifestar claramente sobre o assunto, quando este já estava velho na web.

Muita gente não sabe, mas o termo "Big Brother" foi tirado do romance "1984" de George Orwell: era o apelido de um ditador que tudo via, tudo sabia e tudo controlava. A Globo tentou ser o "BB" do Brasil durante muito tempo, mas ainda não percebeu que esse tempo já acabou.

Aliás, não é só a emissora que ainda não se acostumou com a nova realidade. Muitos anunciantes têm sido pegos de surpresa pelos consumidores, que postam vídeos ou escrevem blogs para reclamar de serviços mal-feitos ou produtos defeituosos. Marcas que levaram anos para ser construídas são destruídas em alguns cliques.

O mais engraçado é que nem mesmo as novas gerações, os famosos "nativos digitais", já se deram conta do alcance e dos perigos da internet. Esta inocência atinge até mesmo os participantes desta edição do "BBB".

Toda semana emerge um vídeo antigo de algum dos "brothers" se masturbando em frente à webcam. Será possível que neguinho nem suspeite que está sendo gravado? Ou vai ver que a intenção era essa mesma: divulgar os dotes e ganhar fama de garanhão.

Crédito: Frederico Rozário/TV Globo Víde de Jonas se masturbando vazou na internet
Víde de Jonas se masturbando vazou na internet

A blogueira-travesti Katylene --na verdade, a identidade nada secreta de Daniel Carvalho, colunista no programa "Muito +", de Adriane Galisteu --lançou uma teoria interessante. Segundo ela, foi o proprio Boninho quem soltou na rede, segunda passada, o clipe de Jonas "batendo bolo" (que expressão delicada), para desviar a atenção dos internautas do escândalo do edredom.

Até faz sentido, mas duvido que o diretor do programa --ou qualquer outra pessoa da cúpula da Globo-- seja tão maquiavélico digitalmente. A cabeça dessa turma ainda é analógica.

Tony Goes

Tony Goes (1960-2024) nasceu no Rio de Janeiro, mas viveu em São Paulo desde pequeno. Escreveu para várias séries de humor e programas de variedades, além de alguns longas-metragens. Ele também atualizava diariamente o blog que levava seu nome: tonygoes.com.br.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias