Tony Goes

Luciano, o popstar à revelia

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Quase tudo o que eu sei sobre Zezé Di Camargo & Luciano, aprendi vendo "2 Filhos de Francisco". Apesar de nunca ter sido fã de música sertaneja, achei o filme emocionante e muito bem feito.

Mas nunca entendi direito o título. Afinal, o pai dos rapazes teve muitos outros filhos. Pode-se argumentar que os demais não interferem muito na trama. Mas havia um terceiro, Emival, que chegou a cantar com Zezé na adolescência quando este ainda se chamava Mirosmar, e que morreu num acidente automobilístico. Então, por que não "3 Filhos de Francisco"?

Talvez porque dois seja o número mágico da música sertaneja. A maior parte do cancioneiro caipira foi construído por duplas, geralmente formadas por irmãos. Claro que há exceções, e muitas: de Sérgio Reis a Luan Santana, não são raros os astros que brilham em carreiras solo. Mas as duplas continuam sendo a configuração consagrada do gênero, mesmo que hoje em dia sejam menos frequentes os laços de sangue entre seus membros (como Bruno & Marrone, que são "só" amigos).

Crédito: Adriano Vizoni/Folhapress A dupla Zezé di Camargo e Luciano durante gravação do "Programa do Jô"
A dupla Zezé di Camargo e Luciano durante gravação do "Programa do Jô"

Depois da morte de Emival, Zezé tentou continuar sozinho. Lançou um disco que não vendeu muito, apesar de suas composições fazerem sucesso nas vozes de outras duplas. Foi então buscar um novo parceiro na própria família: o irmão Welson, 11 anos mais novo, devidamente rebatizado de Luciano.

O mesmo que na semana passada anunciou a separação da dupla em pleno palco, pegando todo mundo de surpresa. No dia seguinte, Luciano foi internado em Curitiba. Nesta semana, já recuperado, veio o desmentido: a dupla correu ao "Programa do Jô" para negar tudo, num evidente esforço de controle de danos.

Então foi apenas uma crise passageira? Uma rusga familiar? Difícil saber. Mas fiquei com a sensação de que Luciano está mesmo a fim de mudar de vida. Ele foi arrebanhado ainda muito jovem para ser o coadjuvante do irmão mais velho, que sempre foi a estrela da dupla. Talvez tenha descoberto que não era bem isto o que queria ser quando crescesse.

E Zezé, porque reluta em "liberar" o irmão mais novo? Talvez porque ainda esteja ressabiado com o fracasso de seu primeiro álbum. Mas os tempos mudaram: Daniel e Leonardo estão aí para provar que sim, existe o sucesso individual depois que as duplas terminam.

Nestes dois casos, os pares foram desfeitos pela morte de um de seus integrantes. É outra característica do sertanejo tradicional: os irmãos costumam permanecer unidos até o fim, como fizeram Tonico & Tinoco ou Pena Branca & Xavantinho. "Divórcio" é uma palavra que não existe neste universo.

Será que Zezé Di Camargo & Luciano continuarão juntos? Eu não vou negar que o público prefere assim. Mas será o melhor para cada um deles? Luciano me parece cansado de esquecer de si mesmo. De esquecer que a vida é feita pra viver.

Tony Goes

Tony Goes (1960-2024) nasceu no Rio de Janeiro, mas viveu em São Paulo desde pequeno. Escreveu para várias séries de humor e programas de variedades, além de alguns longas-metragens. Ele também atualizava diariamente o blog que levava seu nome: tonygoes.com.br.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias