Thiago Stivaletti

'Felizes para Sempre?' e a escola 'soft porn' da HBO

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Cinco casais vivem dilemas diferentes numa Brasília dividida entre construtores e políticos corruptos e estudantes revoltados. Dá pra resumir assim a trama de "Felizes para Sempre?", a minissérie em dez capítulos que a Globo estreou esta semana.

A emissora segue firme na proposta de mostrar que pode fazer séries tão boas quanto as americanas. A direção geral é de Fernando Meirelles, de "Cidade de Deus?". A fotografia meio cinza, esbanjando certa frieza nos apartamentos luxuosos. O elenco, sem reclamações. Adriana Esteves faz seu grande retorno depois de mais de dois anos de molho pra tentar o impossível: fazer o povo esquecer da inesquecível Carminha de "Avenida Brasil". Enrique Diaz como Cláudio, o irmão mais velho e mais corrupto, sempre mostra a falta que faz na TV.

Para Paolla Oliveira, Danny Bond fez público ter novo olhar sobre trabalho dela
Chamadas da Globo ignoram ponto de interrogação de 'Felizes Para Sempre?'
Só se fala em Paolla Oliveira que, parece, está em nova série de Fernando Meirelles

Parece que a tônica forte da série vai ser aquela boa dose de sexo que a Globo só se permite depois das 11h da noite - e aí parece que Meirelles e o autor, Euclydes Marinho, beberam muito na fonte da HBO, que há anos produz séries picantes pra classe média entediada. De "Hung" a "Girls" e "True Blood" nos EUA, passando por produções brasileiras como "O Negócio", o que não falta é aquele conteúdo "soft porn" que sempre dá o que falar. No segundo capítulo, a tentativa de ménage entre o casal Cláudio e Marília (Maria Fernanda Cândido) e a garota de programa Denise (Paolla Oliveira) deixou muitas possibilidades em aberto. A corrupção em Brasília é um subtexto interessante, mas claramente vai ser deixada em segundo plano.

O que falta ainda é a Globo se livrar um pouco da tradição das novelas nesses novos formatos. OK, a trilha sonora é menos xaropenta, não há closes constrangedores - mas conflito de casal é algo que as novelas já exploraram mil vezes, e fica difícil surpreender. E ainda dá tempo de tirar aquelas perguntas no final de cada capítulo - não acrescentam nada ao que a gente acabou de ver.

Resta ver como a série vai desenvolver o caso entre Norma, uma professora de sociologia nos seus 60 anos, e Guilherme, seu colega bem mais jovem. Pode ser com ousadia ou de um modo beeem conservador. Vamos torcer.


Thiago Stivaletti

Thiago Stivaletti é jornalista, crítico de cinema e noveleiro alucinado. Trabalhou no "TV Folha", o extinto caderno de TV da Folha, e na página de Televisão do UOL. Viciou-se em novela aos sete anos de idade, quando sua mãe professora ia trabalhar à noite e o deixava na frente da TV assistindo a uma das melhores novelas de todos os tempos, "Roque Santeiro". Desde então, não parou mais. Mesmo quando não acompanha diariamente uma novela, sabe por osmose todo o elenco e tudo o que está se passando.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias