Ricardo Feltrin

Globo, Record, SBT e Band são canais mais vistos da TV paga

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Sim, leitores, o título acima está correto. Em números: de cada 100 TVs por assinatura ligadas no Brasil, mais de 60 sintonizam os canais abertos na maior parte do tempo. O F5 obteve dados inéditos sobre a TV paga. A tabela abaixo lista 10 canais mais vistos na TV "fechada" em agosto, entre 7h e 0h. Agosto é considerado um mês "padrão", pois não tem férias, feriados ou grandes efemérides.

O universo da pesquisa
Foram analisados os oito principais mercados entre os 14 que compõem o Painel Nacional de Televisão (PNT). São esses oito: São Paulo, Rio, Brasília, Porto Alegre, Curitiba, Belo Horizonte, Florianópolis e Campinas. Nessa praças o ibope constatou que existem no total 13,9 milhões de domicílios com TV, sendo que 3,9 milhões pagam TV por assinatura. Vamos ao gráfico:

Crédito: Arte Folha/F5

Quem vê TV
O índice de share mostra que, na média, de cada 100 TVs pagas ligadas em agosto, 37 ficaram na Globo. A Record abocanhou 11 (10,8%). Se forem somados os shares dessas TVs, mais RedeTV!, Gazeta, as TVs abertas públicas e as em UHF, o resultado é que quase 63 em cada 100 TVs pagas passa a maior parte do tempo exibindo programas das TVs abertas.

Crédito: Divulgação
"O Incrível Mundo de Gumball", do Cartoon

Geração F
O público infanto-juvenil também mostra sua força na TV paga, além de ser muito valioso do ponto de vista comercial. Somados, os canais voltados aos fedelhinhos fofos, às crianças marotas e à gurizada espertinha, respectivamente, representam quase 10 em cada 100 TV's ligadas entre 7h e 0h. É um universo consumidor bem relevante.

Ranking de traços
Há outros dados interessantes no estudo, e que não estão na tabela acima. A medição abrange cerca de 100 canais, entre abertos e pagos. Desses, cerca de 40 estão numa faixa que poderia ser classificada de "traço do traço". São canais que registram menos de 0,1% de share (de 0,09% para baixo). Entre eles, a TV Justiça (0,07%) e a TV Senado (0,06%), o VH1 (0,08%) Animax/Sony Spin (0,07%) e o Fox Life (0,05%). O Canal Brasil (não a TV Brasil) marca 0,08%.

Crédito: Jay Directo/France Presse
Grrrrrrrrrrrrrrrr!

Canais educativos
Tirando a TV Cultura, incluída na categoria Pública (0,96% de share), o canal "educativo" mais bem colocado é o Discovery (0,54%). Na medição de agosto, o Discovery Channel venceu a encarniçada batalha pelos raros telespectadores pagantes, com quatro décimos a mais que seu insidioso rival, oponente e inimigo... um poderoso monstro que também está salivante e à procura dos suculentos assinantes... o sorrateiro NatGeo!

(nota: façam de conta que é mais um documentário sobre predadores)

Canal Religioso x Canal 'Laico'
Outro dado bastante interessante do estudo (que, não sei se comentei, mas é totalmente exclusivo) é que os católicos venceriam uma hipotética briga de "igrejas" na TV paga hoje. Com 0,32% de share, a modestinha Rede Vida está perto de chegar ao dobro da moderna, rica e abastada Recordnews, de Edir Macedo, que tem 0,18%. Bom, chega desse assunto, vamos falar de mulher bonita...

Leitora (imitando a Christiane Torloni)
Pode começar, bebê...

Crédito: Divulgação/Ford Models
Modelo Iza Rocche

Iza, a Irmã da Ellen Rocche
Talvez a leitora não saiba. E você, leitor, pode ser que não acredite, mas Ellen Rocche (Globo) tem uma irmã tão bela quanto ela. Juro. Iza Rocche, modelo internacional, está voltando este mês ao mercado norte-americano, por meio da Mega Models Management. Iza deve mudar para Miami, após temporadas na Europa e África do Sul. Ela diz que, ultimamente, vê muito pouco a irmã, que está ocupada no papel da espetacular Valéria, a assistente de Herculano Quintanilha, em "O Astro". Ela afirma que nunca pensou em ser atriz, mas, no futuro, quem sabe?

Veja Iza, a irmãzinha de Ellen Rocche, fazendo dengo, na última sexta, na inauguração da casa Ballroom, em São Paulo.


Leitor Rabugento
Nham! Nham! ehr... digo, Nhé! Nhé!

Crédito: Divulgação
Inezita Barroso

A Dama do Folclore Musical
Pelo terceiro ano seguido, o programa de Inezita Barroso é o mais visto da TV Cultura. É pouco, é verdade, até dois pontos de média de ibope (cada ponto vale por 58 mil domicílios sintonizados na Grande São Paulo; não confundam com "share", que é a participação de cada TV no total de aparelhos ligados, como contamos nas primeiras notas de hoje). Cantora, violonista e pesquisadora do folclore, a octogenária Inezita também dá ibope para outros canais, como a TV Brasil, que tira uma boa casquinha do "Viola Minha Viola".

Vai bem também
Foram dois anos de trabalho duro, mas, assim como ocorria no SBT, o "Programa do Gugu" agora também já disputa o título de maior ibope de sua nova casa. A média de Gugu está ao redor de 12 pontos e já supera a audiência das atuais novelas da Record.

Interrompemos a coluna para nossa propaganda institucional...
Esta é a nova versão da lendária coluna Ooops! das quintas-feiras, um dos grandes sucessos dos primórdios, quando a internet era movida a óleo diesel, Ooops! agora está de volta. Uma exclusividade F5, o novo site de entretenimento da Folha. Então, siga o F5 no Facebook ou se torne um de nossos fãs no Twitter e... hein? Como? É o contrário? Bah, vocês entenderam, é o que importa...

Crédito: Divulgação
Danilo Gentili, no "Agora É Tarde". da Band

Não sejam pão-duros
Aparentemente, a Band está pondo o freio nos gastos. A produção do programa "Agora é Tarde" nem pode pagar figurantes para, eventualmente, algum quadro. Quando precisa, a produção se mobiliza na internet, redes sociais etc atrás de gente altruísta e abnegada, disposta a trabalhar sem proventos. Na semana retrasada, por exemplo, o programa precisava de 4 meninas entre 18 e 20 anos, dispostas a passar a manhã do último sábado gravando. Sem cachê, avisava a produção.

Pode, Arnaldo?
No caso dos programas de auditório, como o de Silvio Santos, no SBT, ou o próprio "Agora é Tarde", as colegas de trabalho, a plateia, não ganham cachê. Mas, isso porque não existe a profissão de "plateia" e "colega de auditório" (a propósito, a fila de espera de colegas chega a vários domingos, no caso de Silvio). Já a figuração é uma profissão regulamentada, portanto, paga. Então não pode, Arnaldo.

Falando em Band
Há quem diga que o "escândalo" Rafinha Bastos dentro da Band é muito menor que o que se fala dele fora da emissora. Tipo assim: já que o assunto está bombando, que mal há em jogar um pouco mais de gasolina na fogueira das vaidades?

Incerteza no SBT
Não está correndo muito bem a negociação para a renovação de Celso Portioli no SBT. O apresentador já ganhou muito mais do que atualmente. Ele já teve o salário rebaixado mais de uma vez, e acha que o desprestígio já foi longe demais.

SOOOOOBE!

Aguinaldo Silva

A história da pobretona envergonhada e mal vestida, que ganha na loteria e, depois, aparece de limousine vestindo o mesmo macacão surrado de sempre, foi sensacional. Uma cena que deve ter causado orgamos múltiplos na classe C. É preciso reverenciar o talento do temperamental Aguinaldo Silva.

DEEEEESCE!

"A Fazenda"

Sim, é fato, ainda é um programa estupidamente rentável, mas não só seu ibope é cada vez menor na TV, como também já não é mais aqueeeeele fenômeno estrondoso, tectônico, minha nossa, que bomba etc como ocorria antigamente, na internet. A quarta edição de "A Fazenda" teve uma audiência várias vezes sofrível, o que deveria servir de alerta não só para a Record na próxima, em 2012, mas também para a Globo e seu "BBB 12"

Até a semana que vem...
...porque hoje a coluna acabou.

Leitor bacana pergunta...
E os patos? Tenho sentido falta deles!

Leitora bonitona concorda...
Own! São tão amarelinhos! Cadê?

Criancinhas insolentes cobram..
Fala onde está a pataiada, cabeção?

Leitor Rabugento
Jura que a chefia está ciente que você publica tanta bobagem?

Crédito:

Agradecimentos finais

A Marcelo Katsuki, pelas animações, e a Paulo Crumbim por reformatá-las.

A Vitor Moreno, por sempre achar erros de digitação antes da publicação.

Às fontes, que ajudam a fazer a coluna e não podem ser identificadas.

[an error occurred while processing this directive]
Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias