Ricardo Feltrin

Direção da Record se irrita com elogios a 'fantasminha' do SBT

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Vingança é um prato que se come frio, mas a inveja geralmente chega à mesa "pelando" de quente. Alguns diretores da Record até agora não se conformam com o sucesso de público e os elogios de parte da crítica à pegadinha da "fantasminha" do SBT.

A menina e figurante Anna Livya Padilha, de 11, foi contratada para dar sustos em pessoas em elevadores durante o "Programa Silvio Santos". O sucesso foi imediato e repercutiu na internet, onde já foi visto cerca de 20 milhões de vezes (e não 15 milhões ou 18 milhões como alguns jornalistas exageraram).

Carolina Dieckmann pode ficar em "Salve Jorge" até o fim
Demi Moore perde a linha em festa e gruda em Lenny Kravitz
Grávida, Kate Middleton deixa hospital acompanhada de William

GRRRRRRRRR!

Para esses diretores irritados da Record, a mídia "supervaloriza" tudo que acontece no SBT, enquanto despreza ou desmerece toda e qualquer atração na Record. Pedindo para não ser identificado, o diretor de um programa de entretenimento da Record declarou que, se a pegadinha fosse exibida em seu programa, certamente a reação seria crítica, "que onde já se viu dar susto nas pessoas usando uma criança, que isso é um abuso infantil, que vergonha, que mau gosto etc." Mas, como é a TV de Silvio Santos que exibiu, todo mundo fala bem... Ele diz o mesmo a respeito da novelinha "Carrossel". É elogio demais para pouco conteúdo.

PONDERAÇÃO

No caso da fantasminha, que esta coluna, particularmente, gostou muito, até dá para concordar com o diretor amargurado. Às vezes há, sim, um viés crítico mais contundente contra a Record em relação a outras emissoras. Por outro lado, a própria "controladora" da Record, a Igreja Universal, já faz uso de, digamos, fantasminhas, durante algumas "sessões descarrego". É ou não é?


EMPATE COM SABOR DE EMPATE

A Record também está festejando (sic) o fato de ter voltado à vice-liderança isolada no ibope no mês de novembro, das 7h à 0h na Grande São Paulo. O fato é que, olhando os números, a vice-liderança é na verdade um empate técnico. Vejam os números (cada ponto vale por 60 mil domicílios sintonizados na Grande São Paulo):

Na GSP
Globo - 13,4 pontos
Record - 6,33 pontos
SBT - 6,29 pontos

No Painel Nacional de Televisão
Globo - 15,6 pontos (pioooooor média de todos os tempos)
Record - 5,84 pontos (contra 5,2 em outubro)
SBT - 5,80 pontos (contra 5,3 em outubro)

Crédito: Lenise Pinheiro/Folhapress Gente na Globo tem birra de Tom Cavalcante até hoje por ele ter rompido contrato para mudar para a Record
Gente na Globo tem birra de Tom Cavalcante até hoje por ele ter rompido contrato para mudar para a Record

HERMES E RENATO NA GLOBO?

Não são apenas Marcelo Adnet e Dani Calabresa que estão sendo assediados por Globo (e também SBT). A dupla Hermes e Renato também está na mira da emissora, que já decidiu tirar "Casseta & Planeta" e " A Turma do Didi" do ar em 2013. A ideia na Globo é dar uma renovada no humor na casa. Foi sugerida, mais uma vez, a volta de Tom Cavalcante, mas há quem diga que ele está definitivamente barrado na emissora, que não o perdoa por ter sido o primeiro artista a romper contrato para mudar para a Record.

EM 2013

...Tom Cavalcante deve estrear seu primeiro longa no cinema.

A PROPÓSITO...

Hermes e Renato, bem como Adnet e Calabresa, também estão na mira do SBT.

DE NOVO

Mais um grupo econômico, ligado a um certo e famoso empresário de origem holandesa, está fazendo uma proposta de aquisição da RedeTV! O dono da emissora, Amilcare Dallevo, porém, não quer nem ouvir falar em perder a maioria acionária. E o problema é esse: o grupo quer a maioria acionária.

SOOOOOOOBE!

José Luiz Datena
Tem gente que está sempre com uma pedra na mão, e mesmo quando um apresentador toma uma boa atitude e impede uma tragédia ele é achincalhado. Tudo bem, às vezes ele exagera no seu discurso, mas não foi isso que ocorreu com Datena na semana passada, quando entrou ao vivo e convenceu um homem ciumento e armado a deixar em paz sua ex-mulher, que ele mantinha refém. O homem a libertou e depois se entregou à polícia. Depois que tudo terminou bem, aí, sim, então surgiram os "especialistas" dizendo que a polícia errou, que Datena jamais deveria ter se intrometido no caso, que tudo poderia ter acabado em um banho de sangue etc etc. Peralá, a gente também pode dizer que tudo podia ter acabado em banho de sangue sem a mediação de Datena, pois o louco com a arma estava a quilômetros dos estúdios da Band. São raras as vezes que um comunicador pode ajudar de forma tão explícita a sociedade, e mesmo quase sempre vai sobrar uma pedrada nele. Isso não significa que esse deva ser o papel de um comunicador ou jornalista policial. Mas, que neste caso, Datena foi chamado e cumpriu seu papel como cidadão, cumpriu.

DEEEEEEESCE!

Suburbia
É realmente estranho. A gente lê na mídia que alguma empresa das Organizações Globo vai fazer um lançamento, e durante meses esse lançamento é "endeusado", enaltecido e elogiado em textos (antes mesmo de ir ao ar). Aí quando você assiste, acompanha alguns capítulos, você acaba se perguntando: Hein? É isso? É só isso? É só isso de novo? Foi assim com "Sessão de Terapia" no GNT (vendido como uma megablastersuperprodução, mas que não passa de um xerox de uma produção israelense que já havia feito sucesso na HBO); com "Salve Jorge" às 21h; e agora com "Suburbia". A "aclamada" série da Globo nada mais faz que repetir pela enésima vez o roteiro e a estética do morro. A gente já leu tudo isso nos (ótimos) livros de Caco Barcellos; depois assistimos a tudo de novo nos filmes de Fernando Meirelles e até em algumas novelas da própria Globo. A emissora, aliás, parece ter adquirido uma espécie de "síndrome da violência nas favelas". Não há mais uma produção sequer que não dê ênfase ao tráfico, ao crime, à violência nos morros do Rio. Posso estar enganado, mas existe muito mais vida além disso --tanto no mundo real como na dramaturgia. Nestes tempos de MP3, virem o disco, por favor.

Erramos: Direção da Record se irrita com elogios a 'fantasminha' do SBT

[an error occurred while processing this directive]
Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias