Ricardo Feltrin

Globo vai para o quinto remake de novela em apenas dois anos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Com a confirmação do remake de "Saramandaia", a Globo chega à quinta obra dramatúrgica que passa por remake desde 2010. Além da refilmagem dessa obra de Dias Gomes, que agora será dirigida por (um ótimo) Ricardo Linhares, a emissora já fez remakes de "Tititi", "O Astro", "Gabriela" e, desde a última segunda-feira, "Guerra dos Sexos". E ainda há rumores de que poderá refazer a lendária "Roque Santeiro" no próximo ano também.

PROCURA-SE

Crédito: Alex Carvalho/TV Globo
Charlô (Irene Ravache) e Otávio (Tony Ramos), com Olívia (Marilu Bueno) ao fundo, em cena de "Guerra dos Sexos"

O que isso significa? Essa "onda" de remakes aponta que a Globo e outras emissoras (como o SBT) não só estão sofrendo do mal crônico de falta de escritores e roteiristas, mas também de ideias. Daí a necessidade de ficar reciclando o passado. O SBT, além de fazer remake de "Carrossel" e, agora, "Chiquititas", ainda reprisa às tardes umas velharias como "Maria do Bairro", "Canavial de Paixões" (remake do remake do remake) e "Maria Mercedes". Essa falta de conteúdo e criatividade vale também para canais da TV paga (como o GNT), que estão cada vez mais dependentes de obras alheias...

CÓPIA FRACA

Por exemplo, Sessão de Terapia" estreou nesta semana no GNT, ganhou grande propaganda, anunciado com seu diretor "estrela" (Selton Mello) etc. e coisa e tal. Mas, no fundo, é só uma versão nacional (piorada) de "In Treatment", exibida anos atrás no HBO.

DEUSDARÁ

A Anatel informou cerca de 15 dias atrás que iria "apertar" a fiscalização sobre as TVs por assinatura, pois, segundo seu presidente, João Rezende, "está havendo um aumento muito grande de novas assinaturas e crescimento no número de reclamações"...

CORPO FLÁCIDO NA FISCALIZAÇÃO

O que Rezende não disse é que a Agência Nacional de Telecomunicações e o Ministério das Comunicações poderão até apertar por um lado --sobre reclamações sobre problemas técnicos e cobranças indevidas--, mas a agência pretende manter, digamos, "inexistente" qualquer fiscalização sobre publicidade dirigida às crianças nas TVs fechadas...

ATENÇÃO, PROCON

Ou seja, o Procon deve ficar mais atento pois não é só o SBT que tem abusado de anúncios e merchandising (alguns constrangedores) para os pimpolhos, como revelou a coluna Outro Canal.

PEÇA PRA SUA MAMÃE COMPRAR!

Na TV paga, o volume de propagandas direcionada às crianças vem aumentando exponencialmente nos últimos meses: guloseimas e brinquedos, como jogos, games, bonecas e outros têm sido anunciados a granel em canais como Disney XD, Discovery Kids, Cartoon e o recém-criado Gloob (pronuncia-se Glub).

DESCENDO...

A combinação de "Carrossel" com horário eleitoral obrigatório rendeu ao "Jornal Nacional", em setembro, seu pior ibope mensal desde a estreia do produto, em 1º de setembro de 1969. Se você é jovem, saiba que naquele tempo o banco Nacional era o patrocinador do telejornal (daí seu nome, dizem alguns pesquisadores) e a vinheta, antes do começo do jornalístico, tocava nada menos que "Summer '68", do Pink Floyd (o famoso "disco da vaca", cujo nome, fofo, era Lulubelle 3ª)...

OOOOUNN! A VAQUINHA LULUBELLE!

RELEMBRE aqui em vídeo quando o "JN" era aberto por Pink Floyd (sessão nostalgia).


OOPS, VOLTANDO AO ASSUNTO...

Me desculpem, este tiozão progressivo começou a divagar no meio da coluna... Como estava dizendo duas notas atrás, o fato de enfrentar uma novela infantil de sucesso no SBT e ainda ter de encarar o horário eleitoral fez com que a audiência do "JN" baixasse para surpreendentes 24,3 pontos na média de setembro. Isso representa 17% a menos do que o telejornal global registrou em setembro de 2010, quando também havia horário eleitoral, mas não tinha novelinha de sucesso no SBT. Em relação a setembro do ano passado (33,2 pontos e 53% de share), a queda este ano é de 27%.

POR OUTRO LADO...

A reprise de "Da Cor do Pecado", no "Vale a Pena Ver de Novo", não está nada mal em audiência: média na casa dos 11 pontos.


SOOOOOOOOBE!

PAULO CESAR PEREIO

Além de Daniel Oliveira, que está em uma atuação fantástica, o longa-metragem nacional "Boca" vale também pelo trabalho do lendário Paulo Cesar Pereio, no papel de um delegado corrupto e cafajeste (ah, vá!). Pereio dá show de bola quando contracena com Daniel "Hiroito" Oliveira. Esta coluna recomenda muito o filme e lhe dá três estrelinhas.

SOOOOOOOOBE 2!

"Vizinhos Imediatos de 3º Grau"

Esse filme está passando meio que batido da maioria dos críticos de jornais, mas é uma das melhores comédias dos últimos anos no cinema. O elenco, com Ben Stiller, Vince Vaughn, Jonah Hill e Richard Ayoade, parece mesmo se divertir enquanto o filme é rodado. Vaughn, especialmente, que normalmente é um ator mediano ou medíocre, se supera. O roteiro é muito bem feito e há efeitos especiais ótimos e hilários, e quando você menos espera. Vá ver antes que saia de cartaz!

DEEEEEEEEESCE

Não tem "desce" esta semana, pois o colunista está generoso e magnânimo.

[an error occurred while processing this directive]
Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias