Celebridades

Bela Gil diz que teve vida sexual 'arruinada' por um ano, após procedimento em parto

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Nem só de receitas saudáveis é feito o canal de Bela Gil no Youtube. Na estreia de uma série de vídeos sobre maternidade, a apresentadora compartilhou sua experiência com o parto da primeira filha, Flor, 7. 

Apesar de não ter se submetido à cesárea, ela passou por uma episiotomia (corte entre a vagina e o ânus) que, segundo o relato, causou danos a suas atividades sexuais.

LEIA TAMBÉM:

Bela Gil explica por que comeu placenta do filho

'Não abro mão de chocolate, mas não tenho a menor vontade de brigadeiro', conta Bela Gil

"Quando você está em um hospital, há mais chances de passar por intervenções médicas [durante o parto]. Existem vários tipos de intervenções, como a episiotomia. Se você não tem necessidade de fazê-la, não faça, porque isso pode arruinar sua vida sexual por um ano. Foi o que aconteceu comigo", afirma.

Na transmissão feita ao vivo pela plataforma de vídeos, Bela aconselha que mulheres busquem por conta própria informações sobre gravidez. "É muito importante pesquisar sobre o assunto e não apenas ouvir o que sua mãe, sua avó ou seu médico tem a dizer."

Para ela, se a gestante tem conhecimento de seus direitos, é mais fácil evitar o que chama de "violência obstétrica", quando a paciente é submetida desnecessariamente a procedimentos invasivos. 

"A mulher ainda cai nesse sistema de opressão. Falam que você é muito velha, muito gorda, ou que o bebê é muito grande [para um parto natural], mas isso não é necessariamente verdade."

Quando deu à luz pela primeira vez, a filha de Gilberto Gil tinha 20 anos e "só conhecia dois tipos de partos: o vaginal e o cirúrgico", o que a teria prejudicado no acompanhamento da gestação. "Parir é natural, fisiológico. Nós, mulheres, nascemos para isso", diz.


Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias