Celebridades

Internautas que compartilharam fotos de celebridades nuas tentam limpar a barra

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Em atitude de mea-culpa após serem criticados pelo compartilhamento de fotos íntimas de celebridades, usuários do site Reddit iniciaram uma campanha de arrecadação de fundos para a "Prostate Cancer Foundation", que pesquisa o tratamento do câncer de próstata.

Com o nome de "The Fappening" –mistura em inglês das palavras "happening" (acontecimento) e fap (termo usado na internet para designar masturbação)– o grupo, que somou mais de 140 milhões de visualizações e 11 milhões de usuários únicos em dois dias, chegou a arrecadar mais de US$ 4.000 antes de ter as doações devolvidas.

Internauta que divulgou fotos de celebridades reclama de 'invasão de privacidade'

Em comunicado publicado em seu site oficial, a fundação disse que as doações foram feitas sem seu conhecimento. "Jamais toleraríamos arrecadar fundos para a pesquisa do câncer dessa maneira. Em respeito a todos os envolvidos e nos mantendo dentro de nossos próprios padrões, estamos devolvendo todas as doações que resultaram dessa publicação [no Reddit]."

Com o cancelamento da "campanha", o grupo, que ironicamente pede que seus usuários não revelem informações pessoais durante as discussões, debate agora qual causa deve apoiar. A Water.org, que luta pelo acesso universal à água potável e ao saneamento básico, estava entre as cogitadas. "Água também é uma necessidade básica do ser humano, afinal", postou um dos usuários.

Uma página para o recebimento de doações chegou a ser criada no site da ONG, mas foi deletada sem explicação. "Não só somos piores que o câncer, como também mais nocivos para o mundo que pessoas morrendo de sede", comentou outro internauta anônimo. Uma campanha no estilo desafio do balde de gelo, mas condizente com as "diretrizes da comunidade", já havia sido proposta e os atores Jude Law, Michael Fassbender e Orlando Bloom chegaram a ser desafiados a participar, mas sem resposta.

SAIBA MAIS

Na noite do dia 31 de agosto, um internauta não identificado e que está sendo chamado pelo codinome "Pervertido Zero" vazou no site "4chan" imagens íntimas de celebridades, como Jennifer Lawrence. Ainda não existem pistas de como as fotos e os vídeos foram obtidos, mas autoridades suspeitam de ataques pontuais a serviços de armazenamentos de dados on-line, como o iCloud, da Apple. A empresa negou falha em seu serviço.

Investigadores independentes e sites especializados suspeitam da existência de um círculo de compra e venda desse tipo de material. O grupo estaria sendo alimentado há anos por hackers independentes, utilizando a internet profunda e a moeda eletrônica Bitcoin para realizar as transações.


Duas semanas atrás, um internauta relatou a existência do esquema ao site Deadspin. Ele disse que um usuário do Facebook havia lhe oferecido imagens íntimas de diversas personalidades pelo valor de US$ 5.000. Após negar a oferta, ele recebeu amostras censuradas que comprovariam a existência do material. O Deadspin diz tê-lo procurado à época, mas que, após o segundo contato, não obteve mais resposta. Na noite de terça (2), o internauta, agora identificado apenar por "David", foi contado novamente e enviou ao site prova do contato.

O engenheiro de software Bryan Hamade, 27, chegou a ser identificado após tentar vender mais imagens pelo site Reddit. Posteriormente, ele disse que a atitude foi "idiota". Ele não seria o responsável pelo vazamento, estava apenas compartilhando as imagens já vazadas e tentando extorquir os usuários do site. No entanto, acredita-se que mais imagens estejam circulando e que poderiam vir à tona em breve, uma vez que fotos censuradas das atrizes nuas continuam aparecendo. O FBI está investigando o caso.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias