Celebridades

Paula Lavigne pede explicações à seleção alemã por usar canção de Caetano

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O vídeo divulgado pela seleção da Alemanha no início da semana, em que os jogadores do país aparecem se divertindo no Brasil ao som da música "A Luz de Tieta", não obteve autorização de Caetano Veloso, compositor da "trilha sonora".

A empresária Paula Lavigne, que cuida dos interesses de Caetano, confirmou à Folha que pediu à federação alemã de futebol uma explicação formal sobre o uso da canção.

'És o meu campeão!', diz namorada de David Luiz nas redes sociais
Nascida na Argentina, rainha da Holanda ficará dividida na semi-final da Copa
Obrigado, internet, por nos ter feito rir dessa derrota

"Poderíamos ter ido diretamente no Facebook e pedido para que tirassem o vídeo, mas preferimos tentar entender porque não pediram a autorização para utilizar 'Tieta'", afirmou.

O vídeo foi postado no Facebook oficial da seleção de futebol alemã no domingo (6), em mensagem já apagada. No entanto, ele ainda pode ser visto no site da confederação.

"Dá para ver que é um vídeo produzido. Provavelmente gastaram com câmeras, com a produção, só não gastaram com a música", completou a empresária. No entanto, ela disse que não é a questão de pagamento que incomodou Caetano.

"Ele até achou o vídeo legal, curioso, é um clipe super alto astral mesmo. Mas nossa obrigação é só a de entender porque não pediram autorização."

De acordo com Mariana Trevisioli, advogada especializada em direito autoral, a lei protege o autor e dá a ele o direito de querer não ser vinculado a um produto ou uma pessoa.

"Mas o vídeo aparentemente não afronta de nenhuma forma a honra ou a obra produzida pelo Caetano. E não parece haver uso comercial ou exploração mercadológica de 'A Luz de Tieta' por parte da seleção alemã."

Para a advogada, a análise da proteção ao direito autoral deve ser feita caso a caso e as perspectivas de ambas as partes devem ser levadas em conta, razão pela qual ela disse achar "difícil" emitir uma opinião "sem estudar a situação a fundo".

Mesmo assim, ressaltou que "o direito autoral serve para proteger a obra, mas não para tolher o direito de expressão dos demais".

A Alemanha enfrenta o Brasil na semifinal da Copa do Mundo nesta terça-feira (8), a partir das 17h, em Belo Horizonte.

"Quem sabe hoje eles não fazem um vídeo indo embora?", brincou Lavigne.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias