Celebridades

Cantor de 'Lepo Lepo' diz que compositores receberam apenas R$ 200 do Ecad

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Quase onipresente em festas, shows e rádios populares de todo o Brasil, a música "Lepo Lepo" deve estar fazendo seus criadores nadar em dinheiro, certo?

Errado, segundo Márcio Victor, vocalista da Banda Psirico, dona do hit eleito oficialmente a música do Carnaval baiano no Troféu Dodô & Osmar, na última terça-feira (8).

"O Ecad [Escritório Central de Arrecadação e Distribuição] não deixa", reclamou o cantor em entrevista ao "F5".

"'Lepo Lepo' até hoje rendeu R$ 200. O Ecad pagou isso para os compositores [Filipe Escandurras e Magno Santana]", contou.

"Esse sistema que tem no país da gente é uma coisa complicada", disse. "O que a gente sabe é que a gente vê a música tocar para caramba e o dinheiro não está chegando."

O músico citou a associação Procure Saber, que causou polêmica pelo posicionamento em relação às biografias não autorizadas, para pedir mudanças no sistema.

"Espero que eles melhorem isso", afirmou. "A gente não sabe porque as coisas continuam assim para os compositores."

"Mas a gente fica muito feliz pelo povo cantar [a música]. O dinheiro é consequência."

Procurado pelo "F5", o Ecad afirmou que o repasse dos direitos autorais da música pela execução neste ano ainda não foi realizado e deve ocorrer nos próximos meses (leia a íntegra da resposta abaixo).


AI, SE EU TE LEPO LEPO

Enquanto isso, a banda aproveita para fazer shows e se prepara para tentar conquistar o mundo.

O grupo fará em breve uma turnê internacional, passando por 17 cidades da Europa e outras oito dos Estados Unidos.

"É a terceira vez que fazemos [shows fora do Brasil], mas neste ano está mais forte", explica Márcio. "A gente fazia cinco shows e os locais [desta vez] dão mais possibilidade para o público gringo ir curtir."

Márcio diz estar feliz de seguir os passos de Michel Teló e seu "Ai, Se Eu te Pego" em terras estrangeiras.

Foi o próprio cantor sertanejo quem ligou para o colega baiano, nesta semana, fazendo a comparação.

Ele também abre o sorriso para responder à pergunta que diz ouvir várias vezes por dia: Mas, afinal, o que é "Lepo Lepo"?

"O Lepo Lepo é o amor", riu. "Em todos os sentidos."


RESPOSTA DO ECAD

Quanto aos valores recebidos pela música "Lepo Lepo", o Ecad esclarece que a distribuição de direitos autorais respeita um calendário e que os repasses são feitos mensal, trimestral, semestral e anualmente, de acordo com a origem de execução da música (show, TV, rádio, música ao vivo, sonorização ambiental etc).

Desta forma, os valores de direitos autorais decorrentes da execução da música "Lepo Lepo", que passou a ser amplamente tocada no início deste ano, principalmente durante o Carnaval, ainda virão a ser distribuídos, conforme o segmento de execução da música e sua periodicidade de distribuição.

Os rendimentos com origem nos eventos adimplentes de Carnaval, por exemplo, serão repassados no mês de maio, enquanto os valores relativos a rádio e TV, desde que também adimplentes com o pagamento dos direitos autorais, são distribuídos em julho.

Vale lembrar que o Brasil, através do Ecad, é um dos poucos países que realizam distribuições mensais e trimestrais dos valores arrecadados. Na maioria dos países, a distribuição é realizada apenas semestral ou anualmente.

O calendário de distribuição está disponível no site do Ecad e também é de conhecimento das associações de música, que devem ser procuradas pelos artistas sempre que houver dúvidas sobre rendimentos, valores e prazos dos repasses.

O jornalista VITOR MORENO viajou a convite da organização do Troféu Dodô & Osmar

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias