Celebridades

Xuxa teve atitude de coragem ao revelar abuso, diz ministra

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A ministra Maria do Rosário (Direitos Humanos) afirmou nesta segunda-feira que a apresentadora Xuxa teve uma "atitude de coragem" ao afirmar em depoimento ao "Fantástico", da Rede Globo, ter sofrido abuso sexual "até os 13 anos"

"A atitude da apresentadora representa importante apoio às pessoas que sofreram violência na infância", afirma a ministra em nota divulgada pela assessoria de imprensa da pasta. No depoimento, dado ao quadro "O que Vi da Vida", Xuxa afirmou que um dos abusadores era namorado de sua avó e outro, melhor amigo do seu pai.

A apresentadora disse que o sofrimento a fez querer "lutar pelas crianças". Em nota, a Secretaria de Direitos Humanos ressaltou que Xuxa "é uma das principais parceiras na divulgação" do Disque 100, serviço mantido pelo governo federal para receber denúncias de violações de direitos humanos.

Até abril deste ano, o número recebeu 7.671 denúncias de abuso sexual contra crianças e adolescentes (exploração sexual e/ou outros tipos de violência sexual).

Crédito: Estevam Avellar/TV Globo Xuxa revela ter sofrido abuso e diz que não quer mais falar sobre o assunto
Xuxa revela ter sofrido abuso e diz que não quer mais falar sobre o assuntol

DEPOIMENTO

Ao falar sobre seu engajamento em campanhas contra a palmada e os abusos, Xuxa declarou ao "Fantástico" ter sido vítima. "Eu abracei essas causas todas porque eu vivi isso. Na infância, até a minha adolescência, até os 13 anos, eu vivi isso. Pelo fato de eu ser muito grande, eu chamar a atenção, eu fui abusada".

"Não foi uma pessoa, foram várias pessoas que fizeram aquilo, em momentos diferentes", disse. "Me sentia suja, me sentia errada. Se eu não tivesse o amor da minha mãe, eu teria ido embora. Só que eu não falei para a minha mãe, eu não tinha coragem. A maioria das crianças não fala."

"Eu me lembro do cheiro", disse. "E não sei quem foi." Mais adiante, porém, ela diz que um dos abusadores era namorado de sua avó e outro, melhor amigo de seu pai, "que queria ser meu padrinho".

"Até hoje, se você me perguntar por que que aconteceu, eu ainda acho que foi minha culpa. Mas a gente não pode pensar assim, porque a criança não sabe."

Nesta segunda, a apresentadora escreveu em sua página no Facebook para agradecer o apoio dos fãs. "Eu não me sinto bem falando mais desse assunto", escreveu Xuxa.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias