Macaco com barriga de Homer Simpson faz dieta em SP
Os visitantes do zoológico de São Paulo podem achar que estão diante uma espécie pré-histórica do personagem Homer Simpson.
As semelhanças do macaco babuíno com o personagem do desenho animado são a barriga protuberante, o comportamento sedentário e a cor amarelada --só faltou uma lata de cerveja na mão, o sofá e a televisão ligada.
Mas, ao contrário do personagem, o babuíno entrou em uma dieta para perder as gordurinhas extras.
Segundo a bióloga do zoo Mara Cristina Marques, a dieta começou há dois meses.
"Temos um zootecnista que formula dietas em cima das necessidades diárias do animal e divide esses alimentos em vários períodos, para que ele não coma tudo de uma vez."
Quando se alimentam sem restrições, os babuínos comem quase de tudo: frutas, verduras e partes de proteína animal como queijo e iogurte.
Nascido há quinze anos no zoológico, o babuíno vive sozinho e não gosta de companhia.
"Ele tem um temperamento que não aceita outros indivíduos, ele já foi pareado com uma fêmea, colocado com outros macacos, mas não aceita", explicou a bióloga.
Segundo ela, esse tipo de comportamento é normal.
"Os babuínos são animais de grupo, mas ele acabou ficando sozinho, porque os outros acabaram morrendo por idade. Mas isso não significa que ele sofra de alguma coisa ou que esteja solitário --ele só tem uma preferência."
Este também não é o motivo para que o babuíno, sem apelido carinhoso dado pelos biólogos, esteja gordo.
"Ele não está deprimido. Ele passa por um programa de entretenimento, enriquecimento ambiental. Existe um setor só por desenvolver esse programa e dá caixas para eles manipularem, às vezes eles escondem parte da dieta para que o animal encontre, trilhas de sons ou de cheiros."
Desde que começou a dieta, o babuíno ainda não foi pesado e a bióloga não soube informar quanto o animal já emagreceu.
Comentários
Ver todos os comentários