Bichos

Bebê elefante faz hidroterapia para reaprender a andar

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Depois de perder parte de sua pata em um laço de armadilha na Tailândia, o bebê elefante Clear Sky (céu limpo, na tradução literal) está aprendendo a andar novamente —na água. 

LEIA TAMBÉM:

Filhote de elefante é resgatado após ficar entalado em uma vala; assista

Elefante põe 'exterminador' Arnold ​Schwarzenegger para correr em safári; assista

O elefante de seis meses é o primeiro a receber hidroterapia em um hospital para animais na província de Chonburi, a algumas horas de Bangkok.

O objetivo é fortalecer o músculo machucado de sua pata dianteira, machucada há três meses numa armadilha para animais plantada por moradores da região. Eles pretendiam proteger seus pertences.

"Essa é a segunda vez que ela faz hidroterapia, então ainda está um pouco nervosa e com medo", disse à "AFP" o veterinário Padet Siridumrong, enquanto o time de cuidadores a colocavam em uma rede para levá-la à piscina. 

Clear Sky, o elefantinho de seis meses que se recupera fazendo hidroterapia
Clear Sky, o elefantinho de seis meses que se recupera fazendo hidroterapia - AFP

Não foi totalmente tranquilo —Clear Sky ficou se movendo freneticamente e se "derramou" em busca de ajuda dos cuidadores. 

Algumas horas depois, porém, ela aparentava estar bastante relaxada.

"Normalmente, bebês elefantes amam a água", explicou Padet. "Se ela fizer regularmente, vai se divertir."

O animal órfão não passava bem quando a equipe do Nong Nooch Tropical Garden o acolheu. Separada de sua mãe, Clear tinha necessidade de leite e precisava de um cirurgia na patinha dilacerada. 

Agora que a ferida cicatrizou, a esperança é que com mais natação ela não precise de pernas artificiais quando crescer e ganhar peso. 

Clear Sky é órfão e foi encontrada debilitada
Clear Sky é órfão e foi encontrada debilitada - AFP

"Nós demos o nome de Clear Sky, porque é disso que ela vai precisar enquanto estiver aqui conosco", afirmou Kampon Tansacha, diretor do zoológico onde ela vive. 

Elefantes são vistos como um símbolo nacional na Tailândia, o primeiro país a abrir um hospital para esses animais há décadas.

Mas o rápido desenvolvimento, a destruição do habitat natural e a busca por marfim fizeram a população de elefantes selvagens despencar ao longo do século passado, chegando a aproximadamente 2.500. 

O país tem aproximadamente 4.000 elefantes domésticos, frequentemente usados pela indústria do turismo animal, acusada por ativistas de ser abusiva. 

Clear Sky recebe tratamento especial em um hospital da Tailândia
Clear Sky recebe tratamento especial em um hospital da Tailândia - AFP



Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias