Bichos

Elefantes amputados na Tailândia recebem próteses na pata para conseguir andar

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Um elefante chamado Mosha recebeu, na Tailândia, uma nova prótese na pata dianteira esquerda para poder andar. É a nona prótese que ele ganhou desde que pisou em uma mina terrestre, na fronteira entre a Tailândia e Mianmar, há cerca de dez anos, quando tinha apenas sete meses.

“Pela forma como ela caminhava, a coluna ia acabar entortando. Isso quer dizer que ela ia danificar bastante a cartilagem dela e, cedo ou tarde, ia parar de andar. Acabaria morrendo por causa disso”, disse o cirurgião Therdchai Jibacate.

“Quando ela recebeu sua primeira perna, ela pesava 600 kg, mas agora tem duas toneladas, então precisávamos mudar o material”, acrescentou o especialista.

Mosha é um dos 17 animais que atualmente vivem no hospital de uma fundação de preservação de elefantes, na Tailândia. Foi o primeiro hospital destinado a esses animais no mundo, aberto em 1993.

Outro elefante, Motola, de 56 anos, também está sendo tratado. Ela perdeu parte da pata ao pisar em uma mina em 1999 e já recebeu diversas próteses.

A fronteira entre Tailândia e Mianmar está cheia de minas terrestre devido ao confronto entre minorias étnicas e o exército local há décadas.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias