Bichos

Conheça o animal que parece um emoji e está conquistando o Japão

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Gatinhos fofos? Filhotes de cachorros? Corujas? Não, não dessa vez.

O animal que está pegando na internet nesta semana são os tunicados (pelo menos no Twitter japonês). Com uma aparência que lembra um emoji de sorriso, os seres estão se espalhando rapidamente pelas redes sociais.

Tratam-se de criaturas marinhas hermafroditas, inanimadas e estranhas, um pouco mais desenvolvidas que uma esponja, reveladas em uma foto que foi retuitada cerca de 10 mil vezes até agora.

"Esses tunicados bebês são a coisinha mais fofa de todo o mundo", diz a legenda da foto, em japonês.

O tunicado é parecido com uma esponja ou um pólipo, mas está um pouco mais próximo do que eles de ser um animal vertebrado.

O nome científico correto é "Urochordata", o que significa que esses bichinhos têm uma pequena corda dorsal, mas ela não é desenvolvida o suficiente para que eles sejam considerados vertebrados.


A fofura, porém, só pode ser constatada mesmo nos tunicados "bebês", já que quando crescem os animais ficam espinhosos, mais parecidos com um ouriço do mar do que com filhotinhos sorrindo.

Nas réplicas à foto, alguns japoneses fizeram essa ressalva, postando fotos dos tunicados "adultos" ao lado dos "filhotes" (veja na galeria acima).

NO CINEMA

Os pequenos seres foram comparados aos peixes do anime "Ponyo: Uma Amizade que Veio do Mar" (2008), filme do Studio Ghibli dirigido por Hayao Miyazaki.

No desenho animado, um desses peixes cresce e se transforma em uma menina chamada Ponyo, no que pode ser considerado uma versão japonesa de "Pequena Sereia".

Crédito: Fotomontagem Filme "Ponyo", do Studio Ghibli, ao lado de "filhotes" de tunicados
Filme "Ponyo: Uma Amizade que Veio do Mar", do Studio Ghibli, ao lado de "filhotes" de tunicados

NA COZINHA

Em sua versão menos fofa, já desenvolvida, os tunicados são até transformados em comida na Coreia e na China. Na foto abaixo, os seres aparecem ao lado de um outro fruto marinho, que por sua vez é conhecido como "peixe pênis" ou "pau de cachorro" (em coreano, gae-bul).

O cheiro do tunicado é salgado, com odor acentuado de peixe, afirmam os sites de crítica culinária. O blogueiro "The Food Dude" alerta: "a textura e a cor são muito parecidas com as de um sapo (...) a carne é macia, ligeiramente emborrachada e com um gosto avassalador de sabonete (...) o gosto de amônia é desestimulante".

Crédito: Reprodução Tunicados ("sea squirts") e "dog dicks"
Tunicados ("sea squirts") e "dog dicks"

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias