Bichos

Famoso, chimpanzé Santino cria nova artimanha de ataque

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O chimpanzé Santino, que se tornou conhecido em 2009 por polir, a cada manhã, as pedras que depois jogava contra os visitantes do zoológico sueco no qual vive, mudou a sua estratégia de ataque.

Agora ele não se limita a preparar as pedras, mas passou a escondê-las sob montes de feno ou atrás de troncos de árvores para atirá-las contra os visitantes desprevenidos.

O estudo do comportamento de Santino, que tem 34 anos (sua espécie pode viver até os 60 anos em cativeiro), sugere que os chimpanzés têm a habilidade de antecipar as ações dos demais e de planejar uma estratégia inovadora.

A conclusão é de cientistas cognitivos da universidade sueca Lund, cujo trabalho foi publicado na última edição da revista científica "PLoS One".

O grupo liderado por Mathias Osvath, que estudou Santino em 2009, voltou a observá-lo em maio de 2010.

ESPERTEZA

Para ganhar a confiança do público, Santino já não exibe uma atitude agressiva e de excitação momentos antes do ataque. Ele se faz de desorientado ou fixa a atenção em outra coisa, como uma maçã, para não dar tempo aos visitantes de retroceder.

"Pudemos assistir a primeira vez em que [Santino] introduziu esta inovação, que significa que de fato pode antecipar uma situação futura que não experimentou antes. Isto implica em uma habilidade de planejamento flexível e sofisticada", disse Osvath.

Santino começou a esconder as pedras quando acreditava que ninguém o via e sempre depois de ver como o público se afastava, aguardando seus ataques.

"Não tenho nem ideia do que lhe ocorrerá agora, mas é fácil enganar as pessoas e muitos dos visitantes gostam quando um chimpanzé tão famoso lhes joga pedras", disse Osvath, acrescentando que, por sorte, Santino "não tem muita pontaria".

Segundo ele, este é o primeiro caso conhecido deste tipo de planejamento, já que o arremesso espontâneo de pedras ou outros objetos contra as pessoas é algo normal nos zoológicos. Não seria surpreendente se as habilidades de Santino, no futuro, fossem compartilhadas pela maioria dos chimpanzés.

Santino nasceu em 1978 em um zoológico de Munique (Alemanha) e chegou com cinco anos de idade ao de Furuvik, em Gävle, uma cidade a cerca de 170 quilômetros ao norte de Estocolmo.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias