Filhote de anta brasileira ameaçada nasce em zoológico britânico
Um filhote de anta brasileira, animal considerado ameaçado no Brasil, nasceu em um zoológico em Devon, no sudoeste da Inglaterra.
Batizado de Dexter, o filhote nasceu no dia 5 de fevereiro no zoo de Paignton, que nos últimos 11 anos viu o nascimento de outros seis desses animais.
"Há poucos filhotes tão fofos quanto os de anta", disse o porta-voz do zoo, Neil Bemment. "É sempre uma boa notícia cruzar uma espécie tão popular e carismática."
Dexter nasceu com pele rajada e algumas pintas, que desaparecerão após alguns meses para dar lugar à pele escura característica dos indivíduos adultos.
As antas brasileiras, nativas de quase todos os países sul-americanos, são consideradas em risco de extinção na maior parte dos ecossistemas onde existem no Brasil por causa da destruição de seus habitats naturais e pela prática da caça.
Estes animais vivem em áreas de florestas e savanas, alimentando-se de grama, folhagens, brotos, frutas e vegetação aquática. O período de gestação de um filhote de anta dura 13 meses.
"O nariz da anta, curto, carnudo e em formato de tronco, ajuda o animal a farejar pela floresta, e funciona como um dedo sensível capaz de arrancar folhas e galhos", disse o porta-voz do zoológico.
"Além disso, é um ótimo tubo de respiração quando ela está tomando banho. As antas adoram a água e são excelente nadadoras."
Comentários
Ver todos os comentários