Bichos

Rena usa três métodos para manter temperatura corporal estável

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Pesquisadores descobriram que a rena do Ártico, que possui uma pelagem que a ajuda a sobreviver a invernos rigorosos, recorre a uma combinação estratégica para se refrescar manter estável a temperatura do corpo quando seu corpo se aquece ao correr.

O biólogo Arnoldus Blix, da Universidade de Tromso, na Noruega, e seus colegas descrevem suas descobertas no "The Journal of Experimental Biology".

"Você veste mais roupas no inverno. Se correr e se aquecer, abre o casaco e tira o chapéu", diz Blix. "As renas não podem fazer isso. Assim, observamos os mecanismos para saber como elas gerenciam a temperatura corporal."

Para conduzir o estudo, Blix e equipe treinaram renas para correr em uma esteira a diferentes temperaturas, de 10 a 30 graus Celsius, e registraram as respostas dos animais.

Eles descobriram que a rena começa a se refrescar ofegando com a boca fechada e inalando ar frio pelo nariz. Isso resfria o sangue dentro das passagens nasais, e esse sangue mais frio acaba sendo distribuído pelo corpo pela veia jugular.

Quando esse mecanismo não é suficiente, a rena também ofega com a boca aberta e coloca a língua para fora, como fazem os cachorros. Isso resfria o sangue de forma mais eficiente e também permite que o animal perca calor através da boca, pela evaporação.

Em situações críticas, quando o corpo está se aquecendo a uma temperatura perigosamente alta, a rena recorre ao último mecanismo de defesa, desviando o sangue frio do nariz para a cabeça, protegendo o cérebro do superaquecimento.

Crédito: Kia Karup Hansen/The New York Times Para evitar superaquecimento do cérebro, rena do Ártico tem três sistemas naturais de "refrigeração" corporal
Para evitar superaquecimento do cérebro, rena do Ártico tem três sistemas naturais de "refrigeração" corporal

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias