Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Você viu?
Descrição de chapéu tecnologia

Saiba como será a aparência humana em 800 anos

Estudo acredita que homem terá quatro pálpebras, postura corcunda e mãos em garra por causa da exposição excessiva à tecnologia

Em uma montagem colorida, uma representação feminina aparece com a costa curvadas, pescoço largo, mãos em formato de garras e até mesmo um segundo par de pálpebras
A representação do ser humano do futuro em um estudo chamaram atenção dos cientistas - Divulgação
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Rio de Janeiro

Um estudo sobre como a população vai estar daqui a 800 anos ligou um sinal alerta entre milhares de pessoas no mundo. Uma empresa de telecomunicações chamada Toll Free Forwarding conversou com vários cientistas e desenvolveu uma simulação 3D do que pode se tornar o ser humano no futuro por conta da presença massiva da tecnologia no cotidiano.

Chamada de Mindy, a representação do ser humano do futuro chama atenção pela postura corcunda, o pescoço largo, as mãos em formato de garra e uma segunda pálpebra. Tudo por conta do hábito adquirido ao longo dos anos pelo uso dos smartphones e computadores. "Recebemos pesquisas científicas e opiniões de especialistas sobre o assunto antes de trabalhar com um designer 3D, com o intuito de criar um ser humano do futuro cujo corpo mudou fisicamente devido ao uso constante de smartphones, laptops e outras tecnologias", explicaram os cientistas da empresa.

Além das mãos travadas em forma de garra, de tanto segurar o telefone, e as costas curvadas pela postura, os humanos também desenvolveriam pescoços cada vez mais grossos e dois pares de pálpebra devido ao tempo excessivo de exposição à luz artificial. Os cientistas também acreditam que todo este tempo de exposição causaria um crânio mais grosso e um cérebro menor daqui a 800 anos. Os criadores do projeto destacam que os celulares são muito mais utilizados hoje que os computadores, elevando esse risco. Já no braço, o cotovelo em 90 graus é também uma consequência de estar constantemente com ele na posição dobrada para acessar os dispositivos.

Em montagem colorida, mulher de postura curva
Reprodução em 3D de uma mulher dos anos 3000 com a postura curvada - Divulgação

Outra característica preocupante da simulação da espécie humana no futuro é o chamado "pescoço tecnológico". "Quando você está trabalhando em um computador ou olhando para o telefone, os músculos da nuca precisam se contrair para manter a cabeça erguida. Quanto mais você olha para baixo, mais os músculos precisam trabalhar para manter a cabeça erguida", explicou o médico Daniel Riew, do Hospital Presbiteriano de Coluna Och, em Nova York, Estados Unidos.

Os responsáveis pelo estudo ainda salientaram os problemas de visão provocados pelas telas que podem levar a uma evolução humana que provoque o desenvolvimento de uma segunda pálpebra que protegeria os olhos da iluminação dos dispositivos tecnológicos. "Os seres humanos podem desenvolver uma pálpebra interna maior para evitar a exposição à luz excessiva, ou a lente do olho pode ser desenvolvida evolutivamente de modo a bloquear a entrada de luz azul, mas não outras luzes de alto comprimento de onda, como verde, amarelo ou vermelho", justificou o cientista Kasun Ratnayake, da Universidade de Toledo, Estados Unidos.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem