Você viu?

Dia da Marmota: Phil prevê que frio vai continuar nos Estados Unidos

Tradição acontece desde 1887 em pequena cidade da Pensilvânia

A marmota Phil prevê que frio vai continuar nos Estados Unidos
A marmota Phil prevê que frio vai continuar nos Estados Unidos - Alan Freed/Reuters
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Na manhã desta quarta (2), a marmota Phil viu a sua própria sombra e voltou para a sua toca. Segundo a tradição americana do Dia da Marmota, o movimento do animal significa que o frio continuará por mais seis semanas nos Estados Unidos.

Se Phil não tivesse visto a própria sombra, significaria que o calor da primavera estaria a caminho.

A previsão feita pela marmota é uma tradição que acontece desde 1887, sempre no dia 2 de fevereiro, na pequena cidade de Punxsutawney, na Pensilvânia. Após uma edição virtual em 2021 por causa da pandemia, neste ano o evento reuniu milhares de pessoas.

O roedor —que é substituído e rebatizado a cada vez que um animal titular morre— acertou 50% das vezes nos últimos dez anos —ou seja, índice de acerto igual ao de uma previsão aleatória, segundo o Noaa (Centros Nacionais de Informação Ambiental, na sigla em inglês),

O evento do Dia da Marmota foi retratado na comédia "Feitiço do Tempo", de 1993, no qual um repórter de TV, vivido por Bill Murray, fica "preso" neste dia e é obrigado a reviver a mesma data inúmeras vezes, em sequência. Com isso, Dia da Marmota passou a ser uma forma de se referir à sensação de que os dias se repetem, situação comum na pandemia.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem