Você viu?

Dia da Marmota: Entenda tradição que pode prever onda de frio nos EUA

Evento acontece desde 1887; bicho acertou 50% das vezes nos últimos 10 anos

Dia da Marmota e nos EUA desde 1887 - Reuters
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Nesta quarta-feira (2), uma marmota vai prever se o frio nos Estados Unidos continuará por mais seis semanas ou se os americanos poderão se alegrar com a chegada precoce da primavera. Pela 135ª vez, será celebrado no país o Dia da Marmota.

Todos os anos, milhares de pessoas se reúnem da cidade de Punxsutawney, na Pensilvânia, nos EUA, para ver de perto uma marmota prever quanto tempo ainda vai durar o frio do inverno no hemisfério Norte.

Segundo a tradição, caso a marmota volte para a toca ao ver sua própria sombra, o frio rigoroso durará mais seis semanas. Foi o que aconteceu no último ano: o frio não deveria ir embora tão cedo, previu Phill. Caso ela não tivesse visto sua sombra, significaria que o calor da primavera estaria a caminho.

Por conta da pandemia, a tradição, conhecida como Dia da Marmota e repetida desde 1887, foi virtual em 2021 e a marmota Punxsutawney Phil saiu de sua toca sem presença de público. E previu que viria mais frio por lá.

Assim, estiveram presentes na última edição apenas os apresentadores, vestidos com cartola, smoking e gravata-borboleta, alguns convidados e representantes da imprensa.

O roedor —que é substituído e rebatizado a cada vez que um animal titular morre— previu inverno mais longo 78% das vezes. Segundo o Noaa (Centros Nacionais de Informação Ambiental, na sigla em inglês), Phil acertou 50% das vezes nos últimos dez anos —ou seja, índice de acerto igual ao de uma previsão aleatória.

O evento do Dia da Marmota foi retratado na comédia "Feitiço do Tempo", de 1993, no qual um repórter de TV, vivido por Bill Murray, fica "preso" neste dia e é obrigado a reviver a mesma data inúmeras vezes, em sequência. Com isso, "Dia da Marmota" passou a ser uma forma de se referir à sensação de que os dias se repetem, situação comum nestes tempos de pandemia.

FRIO CONGELANTE

A Costa Leste dos Estados Unidos foi atingida por uma forte tempestade de inverno no último sábado (29), com previsão de cerca de 60 cm de neve e ventos fortes, levando os governadores de Nova York, Nova Jersey, Massachusetts e outros estados a declararem estado de emergência.

O fenômeno "Nor'easter", como é conhecido, cobriu uma grande faixa da região com fortes nevascas. Com a tempestade em andamento, algumas áreas costeiras de Nova Jersey já registraram 38 cm de gelo, enquanto a região de Long Island, em Nova York, preparava-se para 30 cm de neve.

A governadora de Nova York, Kathy Hochul, alertou em uma entrevista coletiva para temperaturas congelantes durante a noite. "Isso pode ser fatal."

O governador de Rhode Island, Dan McKee, emitiu uma proibição de viagem em todo o estado para os carros de passeio e se juntou aos estados vizinhos na proibição de caminhões-tratores nas estradas.

A tempestade levou as companhias aéreas a cancelar quase 6.000 voos durante o fim de semana, a Amtrak a interromper seu serviço ferroviário de passageiros em grande parte da região, e a principal linha de passageiros para Long Island a suspender suas operações por pelo menos um dia inteiro.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem