Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Você viu?

Pousada recria vila de 'Chaves' no litoral de Santa Catarina; veja fotos

'Sempre fui muito fã do Chaves', diz dono do estabelecimento

Homem parado em frente a porta marrom com número 72 entre paredes azuis
Thiago Nascimento, dono da pousada - Arquivo Pessoal
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O seriado "Chaves" (1971) encanta gerações até os dias de hoje, e essa admiração pela série não foi diferente para Thiago Nascimento, 37, dono da pousada Recanto La Ballena, que ganhou a atenção de fãs do Brasil inteiro após replicar a famosa vila onde moravam Chaves e seus amigos.

"Nunca esperei isso, somos um residencial pequenininho", conta Nascimento sobre a repercussão. A pousada fica na Praia da Gamboa, e pertence à região do Garopaba, em Santa Catarina. Para o servidor público, a maior surpresa foi ver o número de seguidores do Instagram crescer, agora com 28 mil.

"Sempre fui muito fã do Chaves", completa. O servidor público acrescenta que além de ser fã do seriado, foi inspirado por seu tio Orli a fazer artesanato e relembra que começou "a colocar minha arte no em forma de construção", com ajuda de seu pai.

Inicialmente, a pousada era decorada com elementos da cultura mexicana, e ele afirma que a ideia surgiu ao comprar bonecos do Kiko e Chaves para compor a decoração. "Veio toda a minha memória de quando eu vinha do colégio correndo para assistir 'Chaves', e eu ficava ali rindo das mesmas piadas."

Nascimento conta que o sonho surgiu há dois anos, mas "a ideia ficou adormecida". Ele diz que conseguiu se dedicar à nova decoração apenas no início deste ano, no período de férias do trabalho, quando conseguiu tirar as medidas, buscar referências do cenário e contar com ajuda da família.

Para ele, o seriado e a pousada se unem em três aspectos: humildade, simplicidade e aconchego. Nascimento pontua que cada item da decoração tem um significado especial, e muitas coisas foram doadas por amigos próximos e familiares. "Cada detalhe da vila tem uma história."

"Toda família sempre está envolvida", reforça o dono da Recanto La Ballena. Para ele, a parte mais importante de todo o processo foi estar junto de seus familiares e poder representar a história de Roberto Bolaños.

PRÓXIMOS PASSOS

Nascimento diz que ainda está aprendendo a lidar com muitos pontos, e neste momento inicial conta com muito apoio de sua família. "Preciso contratar pessoas para cuidar de assessoria e do Instagram", exemplifica. "Às vezes eu acordo e parece que sou outra pessoa", brinca ele.

Além disso, ele afirma que irá se dedicar ao seu Mini Museu do Brinquedo. "Coleciono brinquedos antigos, dos anos 60, 70, 80 e 90", completa. O servidor público pretende trazer mais peças para sua exposição e conta que recebe várias doações de moradores da região. "Vamos colocar o nome das pessoas que doaram os brinquedos, em homenagem", afirma.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem