Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Você viu?

Maquinista tem dor de barriga e vai ao banheiro com trem-bala em movimento

Caso ocorreu no Japão; empresa se desculpou e abrirá investigação

Foto de um Shinkansen, trem-bala japonês, em estação ferroviária de Kyoto, Japão - Jaime Oide/Folhapress
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Um maquinista de 36 anos resolveu deixar a cabine de comando de um trem-bala em movimento no Japão para ir ao banheiro. Ele alegou ter sentido dores abdominais e, para não atrasar a rota, foi aliviar a tensão sem parar o trem.

De acordo com a CNN, o trem viajava a cerca de 145 km/h e havia 160 passageiros a bordo. Ao sentir o desconforto e se ausentar durante três minutos, o maquinista solicitou que um parceiro dele manipulasse a cabine.

O funcionário, porém, não tinha a capacidade nem a licença para fazer isso. A empresa pediu desculpas pelo ocorrido, disse que foi a primeira vez que isso aconteceu e garantiu que o motorista será responsabilizado por seus atos. O maquinista se defendeu, afirmando que não quis provocar nenhum atraso e que "não informou [a situação] por vergonha".

Os trens-bala no Japão são conhecidos pela extrema pontualidade. O trem da Shinkansen atrasou cerca de um minuto, o que imediatamente ativou uma investigação no país. O caso aconteceu no último dia 16 de maio, às 8h15, enquanto o trem cruzava entre a estação de Atami e a estação de ​Mishima na província de Shizuoka.

A empresa adiantou que vai reforçar as regras e a sensibilização para as melhores práticas entre os seus colaboradores e considera aplicar medidas disciplinares aos envolvidos. Um porta-vez disse à AFP que os Shinkansen estão altamente protegidos pelo sistema informatizado e centralizado de comando, e o maquinista deve permanecer em seu posto para administrar situações inesperadas.

Ainda segundo a AFP, quando os maquinistas precisam ir urgentemente ao banheiro, enquanto estão no comando do trem, devem se coordenar com o centro de comando para passar o controle para outro profissional qualificado. Outra opção é parar o trem, na metade da via, ou na estação mais próxima, antes de atender suas necessidades.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem