Você viu?

Por que a Samsung foi processada por propaganda enganosa na Austrália

Segundo órgão de proteção ao consumidor australiano, telefones não são resistentes à água salgada ou a de piscinas, ao contrário do que foi divulgado por gigante de tecnologia sul-coreana
Segundo órgão de proteção ao consumidor australiano, telefones não são resistentes à água salgada ou a de piscinas, ao contrário do que foi divulgado por gigante de tecnologia sul-coreana - Reuters
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Descrição de chapéu BBC News Brasil

A gigante de tecnologia sul-coreana Samsung está sendo processada pelo órgão de proteção ao consumidor da Austrália por suposta propaganda enganosa envolvendo seus telefones.

A Comissão Australiana de Concorrência e Consumidores (ACCC) alega que os anúncios da Samsung fizeram afirmações "falsas" quanto aos aparelhos serem resistentes à água.

A ACCC informou que analisou mais de 300 anúncios da Samsung antes de dar início à ação legal. Em entrevista à agência de notícias Reuters, a Samsung defendeu as peças publicitárias.

INVESTIGAÇÃO DETALHADA

No comunicado divulgado à imprensa, a ACCC disse que os anúncios da Samsung mostravam telefones sendo expostos à água do mar e piscinas e alegou que isso não afetaria o dispositivo durante sua vida útil.

Embora os anúncios da Samsung dizem que seus telefones têm uma resistência à água IP68, segundo o ACCC, essa classificação não cobre a água salgada ou que é encontrada em piscinas.

A classificação IP – sigla de Ingress Protection ou Proteção de Entrada – é universalmente aceita para medir a resistência a poeira e líquidos.

A classificação IP é sempre acompanhada de um número de dois dígitos. O primeiro indica a resistência à poeira e vai de 0 a 6. O segundo, a resistência à água e vai de 0 a 8. Quanto maia altos os números, maior a resistência do aparelho.

Em teoria, portanto, o IP68 é dado aos aparelhos de máxima resistência a poeira e a submersão na água.

O próprio site da Samsung diz que seus celulares IP68 são considerados "aptos a resistir poeira, sujeira e areia e é resistente à submersão a uma profundidade máxima de 1,5 m por até 30 minutos".

Mas, segundo a ACCC, a Samsung não realizou o número de testes suficientes para embasar suas alegações sobre a longevidade de seus produtos.

"A Samsung mostrou os celulares Galaxy usados em situações que não deveriam, para atrair clientes", afirmou o ACCC.

Se a Samsung for considerada culpada por enganar os consumidores, poderá ter que pagar uma multa multimilionária.

BBC News Brasil
Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem