Você viu?

Cacatua que viralizou com vídeo em que dança Michael Jackson vira objeto de estudo

Snowball faz 14 passos da dança ao som de hits dos anos 1980

Snowball levanta a pata em um de seus passos de dança no santuário de pássaros Bird Lovers Only Rescue Service Inc., na Carolina do Norte (EUA) - AFP
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo
AFP

A mais famosa cacatua-de-crista-amarela da internet, Snowball é estrela do YouTube há uma década por sua habilidade de dançar ao som de astros e bandas pop como Michael Jackson e Backstreet Boys. Agora, ela virou objeto de um artigo científico que identificou 14 de seus movimentos de dança.

O estudo, publicado na revista científica Current Biology, mostra pela primeira vez que outra espécie realmente dança a música dos seres humanos, espontaneamente e sem treinamento, apenas com base em seu próprio desenvolvimento e interação social com os humanos, explicou à agência de notícias AFP um dos coautores do estudo, Aniruddh Patel, psicólogo nas universidades de Tufts e Harvard.

Um estudo anterior de Patel, publicado na mesma revista, já confirmara que Snowball podia se mexer de acordo com a música. Seus passos, contudo, se limitavam ao movimento da cabeça e ao levantar de uma das patas, dois gestos geralmente associados a rituais de acasalamento da ave.

Foi só depois de publicada a primeira pesquisa com Snowball que sua dona, Irena Schulz, percebeu que o animal era cada vez mais criativo em seus passos. A ave mora em um santuário de pássaros em Duncan, no estado americano da Carolina do Sul.

Para estudar o assunto cientificamente, Patel e seus colegas expuseram o pássaro a dois grandes sucessos musicais dos anos 80 —"Another One Bite the Dust", do Queen, e "Girls Just Want to Have Fun", de Cyndi Lauper— por 23 minutos e filmaram o resultado.

Uma observação plano a plano possibilitou a identificação de 14 movimentos diferentes, incluindo uma batida da cabeça digna de um show de heavy metal e dois movimentos combinados. 

"São movimentos muito complexos, muitos dos quais fazem parte da conduta natural de um periquito", afirmou Patel. "Quisera eu poder dançar como o Snowball."

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem