Você viu?

'Notre-Dame de Paris', de Victor Hugo, lidera vendas na internet

Romance escrito em 1831 já foi adaptado várias vezes para o cinema

Notre Dame de Paris
Notre Dame de Paris - AFP
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Paris

O romance de Victor Hugo "Notre-Dame de Paris" tornou-se o número um de vendas pela internet e em muitas livrarias está esgotado desde o terrível incêndio que destruiu parcialmente a catedral de Paris nesta segunda-feira (15).

O mesmo fenômeno foi observado com o livro "Paris é uma festa", do americano Ernest Hemingway, após os ataques de 13 de novembro de 2015 na capital.

Diante da demanda, os editores do romance em formato de bolso decidiram lançar novas tiragens e doar os lucros ao fundo lançado para financiar a reconstrução do edifício.

Escrito em 1831, "Notre-Dame de Paris" se passa em 1482, na época do reinado de Luís XI. O romance foi adaptado muitas vezes ao cinema, incluindo pela Disney.

Uma passagem no romance é particularmente digna de nota hoje: "Todos os olhares se dirigiam para a parte superior da catedral e era algo extraordinário o que viam: na parte mais elevada da última galeria, acima da rosácea central, uma grande chama subia entre os campanários com turbilhões de faíscas, uma grande chama revolta e furiosa". 

Em torno dos personagens Quasimodo e da cigana Esmeralda, Victor Hugo fez da catedral a verdadeira heroína de "Nossa Senhora de Paris", com o objetivo de chamar a atenção sobre o estado de decrepitude do monumento.

Na época, o sucesso da obra provocou um movimento cidadão que foi capaz de fazer com que as autoridades reabilitassem a catedral.

O romance "Notre-Dame de Paris" também está disponível gratuitamente e legalmente na Gallica, biblioteca digital da Biblioteca Nacional da França.

AFP
Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem