Você viu?

John Oliver ironiza as eleições no Brasil e diz que 'qualquer um é melhor que Bolsonaro'

'Ele é um ser humano terrível', disse comediante, em seu programa

O humorista John Oliver em seu programa
O humorista inglês John Oliver dedica boa parte de seu programa para fazer um perfil do candidato Jair Bolsonaro - Reprodução/YouTube
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

​É costume do ator e comediante John Oliver fazer quadros especiais em seu programa Last Week Tonight (HBO) sobre as eleições brasileiras. Se o motivo das piadas, nos anos anteriores, eram os candidatos a deputado fantasiados ou celebridades excêntricas, neste ano, o humorista foi mais além e fez uma análise dos candidatos à Presidência no Brasil.

No fim da apuração das urnas no último domingo (7), Oliver tentou explicar todo o contexto que envolve as eleições brasileiras. Ele fala sobre a violência desenfreada em todo o país, citando dados de que 30% das pessoas que vivem no Rio de Janeiro já passaram no meio de tiroteio.

"Isso deveria fazer parte da previsão do tempo da cidade: vistam seus coletes à prova de bala, pois hoje devem chover disparos", ironizou o apresentador.

O humorista ainda comentou a Operação Lava Jato para dar a dimensão do problema da corrupção na política. Contou que Lula, que seria o candidato mais votado no país, está preso e fez piada com o vídeo de uma campanha do partido dizendo que é a mesma coisa votar em Fernando Haddad ou Lula.

'TRUMP BRASILEIRO'

Após essa breve passagem pelo histórico político brasileiro, o humorista faz um longo perfil do candidato Jair Bolsonaro (PSL), e o apresentou dizendo: “A melhor coisa que você pode dizer sobre Bolsonaro é que ele não foi denunciado por um escândalo de corrupção, ainda. Infelizmente essa é, literalmente, a única coisa boa que você pode dizer sobre ele, pois ele é um ser humano terrível”.

John mostra diversas fotos do candidato fazendo gestos de arma nas mãos e reproduz vídeos de entrevistas em que Bolsonaro apoia um regime ditatorial e a tortura. O apresentador mostra páginas de jornais estrangeiros que o consideram o 'Trump Brasileiro', por ter ideias semelhantes ao presidente americano Donald Trump.

O humorista lembra ainda quando a atriz Ellen Paige, 31, fez uma entrevista com o candidato em que afirma ser homossexual. No vídeo da série "​Gaycation" (2017), Bolsonaro só responde a atriz que ele é muito bonita, e que ele "assoviaria a ela se a encontrasse na rua".

Após narrar toda a carreira de Bolsonaro, Oliver finaliza com um pedido. "Brasileiros, sei que vocês estão desiludidos com todos os políticos e que nenhum dos candidatos os inspiram, mas por favor, qualquer um deles é melhor que o Bolsonaro. A nova versão do Lula [em referência a Haddad] ou o Homem-Aranha." 

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem