Você viu?

Homem 'mais forte do mundo', ator de 'GoT' consome 12 mil calorias por dia

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Selo BBC Brasil

Não resta dúvida de que o ator islandês Hafbor Júlíus Björnsson precisa comer muito para dar vida a seu personagem Gregor Clegane, o Mountain, na famosa série de TV "Game of Thrones" (HBO).

Mas quando Björnsson publicou sua dieta de 12 mil calorias diárias na rede social Instagram, muita gente ficou de queixo caído. 

A nutricionista Glenys Jones, da Associação para a Nutrição de Londres, foi uma delas.

"Essa é a quantidade de comida que uma pessoa normal ingere em uma semana", disse ela à BBC Mundo, o serviço em espanhol da BBC.

"Uma dieta dessas, sem acompanhamento médico, pode ocasionar problemas sérios para os rins", acrescentou.

Mas com mais de dois metros de altura e levando uma vida extremamente ativa, esse gigante de 180 quilos consome quase cinco vezes mais do que as 2,5 mil calorias diárias recomendadas para um homem de sua idade.

Músculos

Para alguém como Björnsson, que se prepara para conquistar o título de "o homem mais forte do mundo", uma dieta rica em proteínas é importante —sobretudo para o levantamento de pesos— pois estimula a resposta de crescimento do músculo.

O islandês consome 850 gramas de proteína por dia, o dobro do recomendado para uma pessoa normal.

Segundo um estudo publicado pela revista científica Journal of Physiology, ingeri-las ao longo do dia melhora os efeitos de um treinamento de resistência.

"O tempo e a distribuição do consumo de proteínas é um fator-chave para estimular ao máximo a taxa de síntese de proteína miofibrilar ao longo de um dia", diz a pesquisa, publicada em 2013. E Björnsson consome proteínas inclusive à meia-noite.

Estudos recentes parecem fundamentar a decisão do islandês. Segundo essas pesquisas, a proteína de caseína tem uma melhor absorção e digestão durante o sono, "o que aumenta rapidamente os níveis circulantes de aminoácidos", dizem especialistas do Centro Médico Universitário de Maastricht, na Holanda.

Hafbor Júlíus Björnsson
Hafbor Júlíus Björnsson vive Gregor Clegane, o Mountain, em "Game of Thrones" - Reprodução/Instagram

​Björnsson também está treinando para se tornar o homem mais forte do mundo. Isso implica em realizar treinamentos de alto impacto com repetições de alta intensidade a cada 60 segundos, justificando a ingestão de 800 gramas de carboidratos por dia.

Apesar disso, a nutricionista Glenys Jones diz acreditar que "se trata de um volume muito alto", mesmo para um homem como Björnsson.

A especialista alerta que a ingestão excessiva de carboidratos faz com que a gordura corporal aumente —e por consequência o risco de diabetes e câncer.

E quando se levam em conta as calorias, ainda que o consumo de 4 mil calorias de gordura possa parecer à primeira vista um exagero, está dentro do recomendado para pessoas ativas, como proporção da ingestão calórica total, entre 25% a 35%.

Suplementos

O ponto crítico da dieta de Björnsson é a quantidade de suplementos que ele ingere por dia. Segundo a nutricionista, a publicidade é a principal razão pela qual tanta gente toma suplementos.

"Se você segue uma boa dieta, não precisa de tantos suplementos", assinala Jones."Nem mesmo Björnsson precisa deles", acrescenta.

A nutricionista esclarece que quando o corpo não precisa de suplementos, independente da quantidade ingerida, não haverá benefícios.

No geral, Jones considera que até para o ator islandês comer tanto deve ser um desafio.

O próprio Björnsson parece confirmar essa versão em sua conta na rede social Instagram."Sim, é muito, não recomendo a ninguém tentar o mesmo!", brinca.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias