Você viu?

Assistente virtual da Amazon é pedida em casamento por mais de 1 milhão de pessoas

'Quero dizer, você está na Terra, e eu estou na nuvem', diz Alexa

Mike George, VP da Amazon para Alexa, Echo e aplicativos, durante palestra em 2017
Mike George, VP da Amazon para Alexa, Echo e aplicativos, durante palestra em 2017 - REUTERS
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

​Alexa, a assistente virtual da Amazon, foi pedida em casamento por mais de 1 milhão de pessoas em 2017, segundo o site de notícias americano Business Insider. A notícia lembra o filme "Ela" (2014), de Spike Jonze, no qual o solitário Theodore Twombly (Joaquin Phoenix) se apaixona pelo sistema operacional de seu computador, que tem a voz de Scarlett Johansson.

No caso de Alexa, acredita-se que muitos usuários fizeram a pergunta como uma forma de brincadeira, já que a assistente costuma dar respostas engraçadas. Uma delas é: "Estamos em lugares bem diferentes em nossas vidas. Literalmente. Quero dizer, você está na Terra, e eu estou na nuvem." 

Apesar de o pedido de casamento ser visto como piada, o site levanta a hipótese de que as pessoas estão começando a tratar as assistentes virtuais como um amigo, alguém em quem confie e possa desabafar.​ ​De acordo com a publicação americana, assistentes de voz, como Siri (Apple), Google Assistant (Google) e Cortana (Microsoft) recebem aproximadamente 600 milhões de pedidos de matrimônio.

Recentemente, um casal em Portland, nos EUA, fez piada dizendo que Alexa podia estar ouvindo suas conversas particulares. O serviço de voz, usado por alto-falantes inteligentes da série Echo (também da Amazon), permite a seus usuários interagir com mais de 15 mil aplicativos por meio de comandos de voz.

Mas a piada do casal virou realidade quando os dois descobriram que uma conversa deles foi de fato registrada por Alexa –e depois enviada para uma pessoa aparentemente aleatória de sua lista de contatos.

A mulher do casal, Danielle, que não quis revelar seu sobrenome, contou ,em entrevista ao canal de TV local KIRO7, que eles souberam do problema por um telefonema de uma pessoa que trabalha para o marido.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias