Você viu?

'Somos um casal apaixonado, mas não fazemos sexo há três anos - e nem planejamos fazer'

Outros casais também estão diminuindo a frequência das relações sexuais

Casal diz que não faz sexo há três anos e que não sente falta de manter relações sexuais
Casal diz que não faz sexo há três anos e que não sente falta de manter relações sexuais - BBC
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Descrição de chapéu BBC News Brasil
São Paulo

Charlotte e Jacob têm 23 anos e estão apaixonados. Mas o sexo não faz parte do relacionamento deles.

"Estamos juntos há quatro anos, mas não fizemos sexo nos últimos três e não planejamos fazer", disse a jovem ao programa Victoria Derbyshire, da BBC

Ela se considera assexuada, embora Jacob não seja. "Nós tentamos (fazer sexo) nos primeiros seis meses, mas isso realmente não deixou nenhum de nós feliz", diz Charlotte.

Jacob explica que ele não quer fazer sexo com alguém que não tenha o mesmo desejo. Para alguns homens, isso poderia ter sido um fator decisivo no relacionamento, mas não é para ele.

"Eu tenho um relacionamento fantástico com uma pessoa maravilhosa. Há outras formas de demonstrar afeto", diz o jovem.

E eles não são os únicos. Pesquisas feitas com mais de 2 mil pessoas nos sites Mumsnet e Gransnet indicaram que cerca de 18% dos entrevistados com menos de 30 anos fizeram sexo menos de 10 vezes no ano passado.

Entre todas as idades, esse número sobe para 29%. 

AMANDA E STEVE

"Nossa ausência de vida sexual neste momento é por mim", diz Amanda, de 35 anos.

"Estou tão cansada o tempo todo por causa do meu trabalho, e quando chego em casa é como se minha libido tivesse desaparecido." Amanda e seu parceiro, Steve, estão casados ​​há seis anos.

Eles têm um filho de 1 ano e 10 meses, Elliott. Quando o veem caminhar pela casa, sorriem entre si e explicam por que eles agora fazem sexo apenas uma vez a cada seis semanas. "Transar durante o dia ou à noite com um filho em casa é algo improvável", diz Steve.

"Mesmo que ele tire um cochilo de duas horas, você só pensa: 'Eu provavelmente deveria fazer outras coisas ou recuperar um pouco de sono perdido'", acrescenta.

Mas, de acordo com o terapeuta sexual Martin Burrow, da Relate - organização sem fins lucrativos que oferece aconselhamento para casais, famílias e jovens -, a questão não se restringe aos casais que têm relações sexuais menos satisfatórias depois de se tornarem pais.

"Certamente, cada vez mais pessoas estão reconhecendo que estão insatisfeitas com sua vida sexual", explica o especialista.

"Eu não tenha certeza se é uma mudança cultural, que faz com que as pessoas se sintam mais confortáveis ​​falando sobre sexo, ou se hoje elas realmente fazem menos sexo", acrescenta.

Ele ressalta, no entanto, que uma pessoa pode ter um relacionamento bem-sucedido com seu parceiro, mesmo que não haja sexo.

"Algumas pessoas não precisam fazer sexo para serem felizes, e algumas vivem nessas condições", acrescenta.

Na opinião do terapeuta, quando se trata da quantidade de sexo em um relacionamento, "o normal não existe" - ou seja, não há regra específica ou uma fórmula a ser seguida.

Amanda diz que a comunicação tem sido a chave para ter um relacionamento saudável e forte sem a necessidade de fazer sexo regularmente.

"Não desanime, porque isso acontece com todo mundo", diz ela aos novos pais que vivem situação semelhante. "O que perdemos agora podemos recuperar depois, garanto", brinca.

THOM E STEVE

Thom e Steve moram em Bristol, no Reino Unido, estão juntos há quatro anos e se casaram no ano passado. Mas nunca fizeram sexo.

Ambos se identificam como assexuados e contam que, no primeiro encontro, acabaram dormindo juntos sem fazer sexo. "Foi um dos compromissos mais satisfatórios que tivemos. Nada aconteceu", afirma Thom.

Thom acredita que a sociedade esteja cada vez mais sexualizada, mas isso "não indica necessariamente que as pessoas tenham mais relações sexuais".

"Há mais pressão para fazer sexo e talvez as pessoas se sintam obrigadas a fazer sexo com mais regularidade", diz ele.

O casal diz que muitas pessoas ficam surpresas quando eles dizem que nunca transaram e muitas vezes perguntam como é possível amar sem ter relações sexuais. A resposta deles é simples.

"Você pode fazer sexo sem amor, então por que não pode existir amor sem sexo?"

BBC News Brasil
Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias