Você viu?

Conheça Krampus, a versão maligna do Papai Noel

No folclore de alguns países europeus há a figura da 'sombra' do Papai Noel, o demoníaco Krampus, que pune as crianças mal comportadas
No folclore de alguns países europeus há a figura da 'sombra' do Papai Noel, o demoníaco Krampus, que pune as crianças mal comportadas - AFP


  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Selo BBC Brasil

Já ouviu falar em Krampus, uma versão "do mal" do Papai Noel? Pois ele existe e, assim como o bom velhinho, também é celebrado em alguns países da Europa e em cidades dos Estados Unidos.

Krampus é o oposto do Papai Noel. Enquanto a figura carismática do velhinho de cabelos e barbas brancas entrega presentes para as crianças no Natal, premiando-as pelo bom comportamento ao longo do ano, o espírito maligno chega para punir aquelas que não se comportaram.

Ele é descrito nas histórias como uma figura bestial, sendo metade cabra (tem chifres, por exemplo) e metade demônio.

Diz a lenda que ele batia nas crianças com um chicote e as colocava dentro de um cesto. Em alguns casos, chegava a engoli-las.

DESFILE DE KRAMPUS

Na Áustria, onde a lenda é muito conhecida, o anti-Papai Noel tem uma festa pagã. Todo início de dezembro, as pessoas se fantasiam como Krampus, colocam roupas que imitam pele de animais e chifres e tomam as ruas da cidade.

Algumas levam correntes e sinos para fazer barulho --seria dessa maneira que o monstro avisava que estava chegando. Elas saem assustando crianças e adultos.

Essa noite do Krampus geralmente ocorre em 5 de dezembro, véspera do dia de São Nicolau, santo que é inspiração para a figura do Papai Noel.

Em outros lugares do mundo também há a tradição de celebrar o Krampus antes do Natal. Festas de rua acontecem na Baviera, na Alemanha, em vilarejos do norte da Itália e também em Washington e Chicago, nos Estados Unidos, entre outras.

Diz a lenda que depois dessa única aparição, Krampus voltaria a surgir apenas no Natal seguinte.

Um filme americano sobre essa figura diabólica foi lançado em 2015, "Krampus: O Terror do Natal". Na história, Krampus aterroriza um garoto que começa a perder o gosto pela comemoração do Natal.


Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias