Você viu?

O que produz aquele cheiro gostoso de chuva?

Alguns cientistas acreditam que os humanos desenvolveram um gosto pelo cheiro de chuva
Alguns cientistas acreditam que os humanos desenvolveram um gosto pelo cheiro de chuva já que nosssos antepassados dependiam da chuva para sobreviver - PIXABAY


  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Selo BBC Brasil

O aroma terroso produzido quando a chuva cai no solo ou nas pedras depois de um período de clima seco e quente tem um nome: petricor. Vem da palavra grega "petra", que significa pedra, e "icor", o fluido que corre nas veias dos deuses da mitologia grega. 

O nome foi dado por pesquisadores australianos em 1964, que descreveram o aroma como a combinação de óleos produzidos por plantas e o composto orgânico geosmina, que é liberado pelo solo quando chove. 

Em 2015, cientistas do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts) nos Estados Unidos usaram câmeras que gravam em alta velocidade para mostrar como o cheiro da chuva chega ao ar. 

A rapidez das gotas de chuva na chuva pesada torna mais difícil a produção das bolhas de ar que produzem a petricor
A rapidez das gotas de chuva na chuva pesada torna mais difícil a produção das bolhas de ar que produzem a petricor - Suredo/weather Watchers

Gotas de chuva prendem minúsculas bolhas de ar ao atingir o chão. As bolhas então explodem em um gás, produzindo gotículas líquidas extremamente finas que ficam suspensas no ar como o aerossol de um perfume.

A rapidez das gotas de chuva na chuva pesada torna mais difícil a produção das bolhas de ar que produzem a petricor. O cheiro é mais forte quando a chuva é fina e quando esta cai sobre solos arenosos ou argilosos. A alta velocidade das gotas na chuva pesada torna mais difícil a produção das bolhas de ar que produzem a petricor. 

Alguns cientistas acreditam que os humanos desenvolveram um gosto por esse cheiro já que os nossos antepassados dependiam da chuva para sobreviver. 


Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias