Você viu?

Alpinista morre ao tentar provar que veganos podem escalar o Everest

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Quatro pessoas morreram ao tentar escalar o Everest nas últimas semanas, incluindo a experiente alpinista Maria Strydom.

Ela e o marido, Robert Gropel, estavam cansados de comentários sobre a dieta vegana que seguiam os deixar mais fracos e cansados, por isso decidiram escalar os sete picos mais altos do mundo para provar que não ficavam atrás de ninguém. Faltava apenas o Everest.

No fim do caminho, a 8.000 metros de altitude, no ponto conhecido como "zona da morte", Strydom começou a se sentir mal.

O marido, então, perguntou se podia seguir em frente e completar a escalada.

“Quando eu cheguei ao topo do Everest, não foi nada especial para mim porque ela não estava lá”, disse Gropel à emissora australiana Channel 7.

O tempo em que Strydom ficou esperando pelo marido pode ter sido fatal. É que eles passaram mais de 31 horas na "zona da morte", mais que o dobro do recomendado devido à alta altitude e ao ar rarefeito.

Na descida, Strydom começou a sofrer com o acúmulo de líquido no cérebro e a ter alucinações. Morreu ao chegar ao terceiro acampamento da montanha.

“Eu ainda não entendo o que aconteceu”, disse Gropel. “Ela estava se sentindo forte, estava caminhando. Estava muito fraca e andando bem devagar, mas não sentia nada demais, estava conversando”, declarou.

Com líquido nos pulmões e sem oxigênio, ele precisou ser resgatado de trenó, mas já se recuperou.

O corpo de Strydom foi retirado do Everest por um helicóptero, cerca de dez dias após o acidente.

Também morreram na última semana Subhash Paul, um experiente escalador indiano, Eric Arnold, que fazia parte do grupo de Strydom e um dos guias da maior montanha do mundo.

Australian climber Robert Gropel, husband of Maria Strydom, 34, who died while descending from the summit of Mount Everest, sits inside his hotel after being rescued form Everest in Kathmandu
Robert Gropel viu a mulher morrer durante a escalada do Everest - Navesh Chitrakar/Reuters

Maria Strydom e o marido, Robert Gropel, em uma de suas escaladas pelo mundo
Maria Strydom e o marido, Robert Gropel, em uma de suas escaladas pelo mundo - Reprodução/Facebook/MarisaStrydom

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias