Vestido de carne de Lady Gaga vira peça de museu nos EUA
O controverso vestido de carne de Lady Gaga, usado no VMA (MTV Video Music Awards) de 2010, está de volta em exposição em um museu a partir desta quinta-feira (10).
O Rock and Roll Hall of Fame and Museum de Cleveland, em Ohio (EUA), anunciou que a peça será exibida até o final do ano, com o objetivo de celebrar o quinto aniversário de um dos mais discutidos incidentes do mundo fashion.
O vestido feito de várias camadas de carne crua, desenhado por Franc Fernandez, foi comprado pelo museu logo após a cerimônia da MTV e armazenado em um refrigerador.
"[Para ser exposto] ele foi colocado em um tanque com produtos químicos e, como ainda era flexível, moldado no corpo de um manequim. Em seguida, foi deixado para secar", disse o museu em comunicado.
A roupa também recebeu uma pintura para parecer mais fresca.
No ano em que usou o vestido, Gaga ganhou o prêmio de vídeo do ano pelo clipe de "Bad Romance". Suscitou-se em torno do figurino da cantora a discussão sobre a motivação da escolha polêmica: era alguma mensagem ideológica ou só uma tentativa (bem-sucedida) de chocar o mundo?
Gaga, que é conhecida por seu guarda-roupa extravagante, disse então que a peça mostrava a necessidade de lutar pelos princípios, ou então "em breve teremos tantos direitos quanto carne sobre nossos ossos".
O grupo defensor dos animais PETA manifestou horror pelo vestido e disse que espera que a mostra em Cleveland incentive as pessoas a parar de consumir produtos de origem animal.
Comentários
Ver todos os comentários