Entenda como 'MacGyver' virou um verbo no dicionário Oxford
A palavra "MacGyver" —sobrenome do personagem principal da série americana de televisão do final dos anos 1980— agora é um verbo no dicionário Oxford, um dos mais tradicionais da língua inglesa.
Você conseguiu consertar uma maçaneta quebrada usando um cabide? Você "macgyvereou" (ainda não há tradução em português para o novo verbo). O para-brisa do seu carro caiu? Dá para "macgyvereá-los" usando fita adesiva e um elástico.
Não há muitas séries de TV de aventura que conseguiram colocar um novo verbete no dicionário, mas MacGyver —exibida de 1985 a 1992 nos EUA e, no Brasil, como "Profissão: Perigo", a partir de 1986— não era como as outras.
Nela, o ator Richard Dean Anderson interpretava o agente secreto Angus MacGyver, que escapava de situações perigosas evitando usar armas de fogo e empregando apenas sua inventividade e talentos improvisados de engenharia.
Por exemplo, MacGyver conseguia usar um par de binóculos para desviar um raio laser que vinha em sua direção ou criar uma cortina de fumaça com bicarbonato de sódio e vinagre (uma Wiki especial sobre a série na internet descreve, em detalhes, todos os problemas que ele resolveu).
IMPACTO DURADOURO
Anos após chegar ao fim, MacGyver continua a ser lembrada na cultura popular ocidental. Em 2012, a marinha americana construiu um robô capaz de desenvolver ferramentas apelidado de "MacGyver Bot"; uma competição realizada em 2015 com a participação do criador da série busca ideias para um novo "herói da improvisação" na TV —desta vez, uma mulher.
A principal definição para MacGyver do popular site Urban Dictionary (dicionário urbano, em tradução livre), criada em 2003, diz: "Alguém que consegue ligar um caminhão usando um cacto" (na série, ele não chega a realizar a façanha, mas usou um cacto para fazer um rádio funcionar).
No Dicionário Oxford, o verbo "MacGyver" significa fazer ou consertar alguma coisa "de maneira improvisada ou inventiva, usando quaisquer coisas que estejam à mão". Por exemplo: "Ele 'macgyvereou' um macaco com um tronco de árvore".
Danielle George, professora de engenharia de radiofrequência na Universidade de Manchester, na Grã-Bretanha, já dez discursos oficiais pedindo que pessoas criem objetos e soluções usando objetos comuns presentes em suas casas. No entanto, ela acha que o novo verbo é desnecessário, já que outros verbos em inglês já cumpririam a mesma função.
Mesmo assim, ela acredita que a inclusão de MacGyver no dicionário é um sinal de que "as pessoas estão consertando ou dando novas funções a objetos de maneira criativa, o que é maravilhoso e é algo positivo em uma sociedade aparentemente descartável".
Comentários
Ver todos os comentários