Vestido de 'garota do tênis' será exposto em Wimbledon; museu é acusado de machismo
O Museu de Wimbledon anunciou que irá expor o vestido que aparece no pôster icônico "garota do tênis", uma das fotos mais famosas da história do esporte.
A imagem, que mostra uma mulher de costas levantando o vestido, foi tirada em 1978 por Martin Elliott e vendeu mais de 2 milhões de cópias. No ano passado, a roupa foi vendida por £ 15,5 mil (R$ 75,2 mil) em um leilão.
Por mostrar uma mulher em uma pose sexualizada no ambiente de esporte, a foto é frequentemente criticada e acusada de ser machista. E assim que o museu anunciou nas redes sociais que vai expor o figurino, começou a ser bombardeado por críticas.
"O pôster não mostra a história do tênis, a garota não é uma jogadora de tênis, vocês estão só propagando a sexualização de mulheres", dizia um tuíte contra a instituição. Após a repercussão negativa, a organização de Wimbledon deletou o tuíte em que anunciava a exposição e se desculpou.
"Pedimos desculpas por qualquer ofensa causada pelo pôster da 'garota do tênis' de Athena. É um item controverso da história dos pôsteres, mas nós não apoiamos [a ideia]", declarou. "Temos ciência de que o pôster gerou discussões nas mídias sociais e decidimos responder aos comentários, já que queríamos deixar claro que isso não é como nós vemos as mulheres no tênis."
O vestido será exposto junto a mais de 600 pôsteres de tênis que ilustram a história do esporte.
MODELO DESCONHECIDA
A modelo do polêmico pôster era desconhecida até 2011, quando uma mulher de 52 anos chamada Fiona Walker declarou que ela era a garota da imagem. Walker disse que, quando a foto foi tirada, ela namorava o fotógrafo Martin Elliot, para quem posou com o vestido levantado.
À época da revelação, Walker afirmou que não se arrependia da foto, embora não gostasse de tênis e não tenha ganhado nenhum dinheiro. Ela tinha apenas 18 anos na ocasião.
Há, no entanto, controvérsias a respeito dessa declaração. Peter Atkinson, 72, tenta provar há 30 anos que a modelo da foto era, na realidade, sua ex-mulher (que ele não identificou).
Recentemente, Atkinson disse ter provas definitivas da identidade da modelo: um cartão postal com a foto que foi carimbado em 1974. Fiona foi fotografada apenas em 1976, quando a ex de Atkinson teria sido fotografada antes disso.
Atkinson tem em sua casa uma coleção de itens relacionados à foto, como diversos quadros, calendários e roupas baseadas no pôster.
Após as declarações de que ele teria provado a identidade de sua ex-mulher, uma advogada chamada Carol Knotts se pronunciou e disse que ela confeccionou o vestido e que ele foi usado por Fiona Walker (que era Fiona Butler, na época).
Comentários
Ver todos os comentários