Você viu?

Vestido de 'garota do tênis' será exposto em Wimbledon; museu é acusado de machismo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O Museu de Wimbledon anunciou que irá expor o vestido que aparece no pôster icônico "garota do tênis", uma das fotos mais famosas da história do esporte.

A imagem, que mostra uma mulher de costas levantando o vestido, foi tirada em 1978 por Martin Elliott e vendeu mais de 2 milhões de cópias. No ano passado, a roupa foi vendida por £ 15,5 mil (R$ 75,2 mil) em um leilão.

Por mostrar uma mulher em uma pose sexualizada no ambiente de esporte, a foto é frequentemente criticada e acusada de ser machista. E assim que o museu anunciou nas redes sociais que vai expor o figurino, começou a ser bombardeado por críticas.

Crédito: Reprodução Vestido polêmico será exposto em Wimbledon
Vestido polêmico será exposto em Wimbledon

"O pôster não mostra a história do tênis, a garota não é uma jogadora de tênis, vocês estão só propagando a sexualização de mulheres", dizia um tuíte contra a instituição. Após a repercussão negativa, a organização de Wimbledon deletou o tuíte em que anunciava a exposição e se desculpou.

"Pedimos desculpas por qualquer ofensa causada pelo pôster da 'garota do tênis' de Athena. É um item controverso da história dos pôsteres, mas nós não apoiamos [a ideia]", declarou. "Temos ciência de que o pôster gerou discussões nas mídias sociais e decidimos responder aos comentários, já que queríamos deixar claro que isso não é como nós vemos as mulheres no tênis."

O vestido será exposto junto a mais de 600 pôsteres de tênis que ilustram a história do esporte.

MODELO DESCONHECIDA

A modelo do polêmico pôster era desconhecida até 2011, quando uma mulher de 52 anos chamada Fiona Walker declarou que ela era a garota da imagem. Walker disse que, quando a foto foi tirada, ela namorava o fotógrafo Martin Elliot, para quem posou com o vestido levantado.

À época da revelação, Walker afirmou que não se arrependia da foto, embora não gostasse de tênis e não tenha ganhado nenhum dinheiro. Ela tinha apenas 18 anos na ocasião.

Há, no entanto, controvérsias a respeito dessa declaração. Peter Atkinson, 72, tenta provar há 30 anos que a modelo da foto era, na realidade, sua ex-mulher (que ele não identificou).

Recentemente, Atkinson disse ter provas definitivas da identidade da modelo: um cartão postal com a foto que foi carimbado em 1974. Fiona foi fotografada apenas em 1976, quando a ex de Atkinson teria sido fotografada antes disso.

Atkinson tem em sua casa uma coleção de itens relacionados à foto, como diversos quadros, calendários e roupas baseadas no pôster.

Após as declarações de que ele teria provado a identidade de sua ex-mulher, uma advogada chamada Carol Knotts se pronunciou e disse que ela confeccionou o vestido e que ele foi usado por Fiona Walker (que era Fiona Butler, na época).

Crédito: Ben Stansall/AFP Fiona Walker posa ao lado da imagem que fez quando tinha 18 anos, em Birmingham (Reino Unido)
Fiona Walker posa ao lado da imagem que fez quando tinha 18 anos, em Birmingham (Reino Unido)

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias