Você viu?

África do Sul realiza primeiro implante de pênis

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Uma equipe de médicos sul-africanos anunciou nesta sexta-feira (13) ter conseguido realizar com sucesso o primeiro transplante de pênis, três meses após a operação.

"Tenho o privilégio de ter participado deste primeiro transplante bem sucedido no mundo", declarou o professor Frank Graewe, chefe do departamento de cirurgia reconstrutiva da Universidade de Stellenbosch. 

Homens, preparem-se: estudo analisa qual o tamanho considerado normal para o pênis

Um outro transplante de pênis já havia sido realizado na China em 2006. Apesar do sucesso cirúrgico da operação, o órgão teve que ser retirado em razão de "problemas psicológicos do paciente". 

O paciente sul-africano de 21 anos, após três meses, recuperou todas as funções urinárias e reprodutivas do órgão, explicou o professor. 

O pênis do jovem teve que ser amputado há três anos, após uma infecção causada por uma circuncisão mal realizada durante uma tradicional cerimônia africana. 

O paciente foi operado no hospital Tygerberg, da Cidade do Cabo, durante nove horas, em 11 de dezembro. O pênis transplantado foi retirado de um doador já falecido, cuja família foi felicitada pela equipe médica. 

"Nós provamos que era possível. Podemos dar a alguém um órgão tão bom quanto o que ele tinha antes", garantiu o professor Graewe, em comunicado. 

Crédito: Fotolia Equipe de médicos sul-africanos anunciou ter conseguido realizar com sucesso o primeiro transplante de pênis
Equipe de médicos sul-africanos anunciou nter conseguido realizar com sucesso o primeiro transplante de pênis

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias