Você viu?

Nepal ordena que porcalhões do Everest recolham o lixo ao descer

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Seis décadas depois da primeira escalada humana ao topo do mais alto pico do planeta, as toneladas de lixo e de detritos humanos abandonados pelas centenas de alpinistas que escalam o Monte Everest estão começando a incomodar.

O Nepal decidiu adotar medidas de repressão aos montanhistas que buscam emular o feito de Sir Edmund Hillary e do sherpa Tenzing Norgay em 1953, e no processo conferem ao pico de 8.850 metros de altura a dúbia honra de ser o mais alto depósito de lixo do planeta.

Cerca de 300 alpinistas e número semelhante de sherpas [um grupo étnico do leste do Nepal cujos integrantes se especializam em auxiliar expedições de montanhismo no Himalaia] combatem os elementos nas encostas geladas do Everest durante a temporada anual de escalada, que se estende de março a maio.

Mas porque não existem vasos sanitários na montanha, os alpinistas precisam fazer suas necessidades na encosta aberta, ou entre as rochas.

Agora, o Nepal ameaçou impor de maneira mais rigorosa as penalidades previstas, para convencer os alpinistas a recolher os resíduos que deixam e levá-los com eles no retorno ao acampamento base.


Uma regra adotada em 2014, que prevê um depósito de US$ 4 mil para cuidar do lixo que só será restituído às expedições nas quais cada participante traga de volta à base um mínimo de oito quilos de lixo e detritos humanos, será aplicada rigorosamente este ano, informou um funcionário do departamento nepalês de turismo.

O excremento humano está se tornando problema maior do que as garrafas de oxigênio, barracas rasgadas e latas e embalagens deixadas para trás pelas equipes de escalada, disse Ang Tshering Sherpa, presidente da Associação de Montanhismo do Nepal.

"Descartados em poços cavados no gelo, os detritos humanos ficam sob a neve", disse Sherpa a repórteres na terça-feira (3). "Quando as geleiras arrastam essa neve encosta abaixo (na época do degelo), os detritos ficam expostos".

Os detritos humanos acumulados durante décadas causam "odor desagradável" e representam risco de saúde para as pessoas que dependem da água de rios alimentados pelas geleiras que se derretem na região, afirmou Sherpa.

Alpinistas dizem que é difícil estimar o volume de detritos humanos que permanecem congelados sob a neve, mas concordam em que a superfície da montanha está muito mais limpa desde que a Associação de Montanhismo do Nepal iniciou seus esforços de fiscalização.

Expedições de limpeza da Eco-Everest lideradas a cada ano por Dawa Steven Sherpa, desde 2008, já recuperaram 15 toneladas de lixo, mas não existe estimativa sobre o volume de lixo que ficou para trás.
Cerca de quatro mil alpinistas escalaram o Everest até o momento. Os corpos de pelo menos 260 deles, que morreram tentando, jazem na neve da montanha.

Em 2012, artistas nepaleses esculpiram obras de arte com 1,5 tonelada de lixo retirado do Everest, como parte de uma campanha de conscientização sobre a necessidade de preservar a limpeza do topo da montanha.

Tradução de PAULO MIGLIACCI

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias