Você viu?

Igreja russa protesta contra instalação do 'Olho de Sauron' em Moscou

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A Igreja Ortodoxa Russa alertou sobre as terríveis consequências para Moscou caso se concretizem os planos de prosseguir com uma instalação de luz em um arranha-céu inspirado no "olho que tudo vê" dos romances de fantasia de J.R.R. Tolkien.

A empresa planeja construir o que se assemelharia a um olho gigante no 21º andar de um arranha-céu nesta semana para homenagear o lançamento da parte final do filme de Peter Jackson, "O Hobbit: A Batalha dos Cinco Exércitos".

Anão em 'O Hobbit', Richard Armitage confessa que queria ser o Legolas

No livro de Tolkien e também na trilogia de "O Senhor dos Anéis" que o sucedeu, o Olho de Sauron é gigante e flamejante, controlado pelo "Senhor das Trevas", que com ele consegue enxergar a todos que usam o anel do poder.

A instalação deverá ser uma esfera de 10 m, projetando luz a partir de sua parte de trás para criar um efeito 3D, disse Polina Murova, porta-voz da empresa proprietária do edifício.

Mas para a Igreja Russa Ortodoxa, o olho diabólico não é uma ficção. "Ele é o símbolo do demônio", disse à estação de rádio "Govorit, Moskva" o responsável pelas relações públicas da igreja, Vsevolod Chaplin.

Crédito: Divulgação Olho de Sauron, símbolo do mal nos filmes da franquia "O Senhor dos Anéis"
Olho de Sauron, símbolo do mal nos filmes da franquia "O Senhor dos Anéis"

"Um símbolo do triunfo do mal está surgindo na cidade e se transformando em seu objeto mais alto. Isso é bom ou ruim? Eu receio que seja ruim. Não se surpreendam se alguma coisa der errado com a cidade depois."

O olho deve ser transferido na quinta-feira à noite e permanecer aceso durante sete horas, anunciou a empresa que detém a propriedade da torre, Hals Development, afirmando que ele foi projetado por um grupo de designers chamado Svecheniye, ou Radiance.

Murova insistiu que o projeto "não foi uma promoção" para o filme, mas que os designers eram fãs e se aproximaram da empresa com a ideia.

Se existiu ou não intervenção divina, não ficou claro, mas as previsões de queda de neve pesada ameaçavam inviabilizar o projeto, disse a porta-voz.

Terceira e última parte da versão produzida a partir do livro de Tolkien, "A Batalha dos Cinco Exércitos" estreia nesta quinta-feira (11) no Brasil.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias