Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Jose Berrio Jose Berrio/ The New York Times

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Laura Pitcher
The New York Times

Pouco menos de um mês antes que Jocelyn Woods e Mia Garcia se conhecessem, cada uma delas escreveu uma lista com as qualidades que procuravam em um parceiro/a, sem saber que a outra estava fazendo o mesmo. "Da maneira pela qual a pessoa cozinhava ao seu relacionamento com sua família, fiz uma lista extremamente específica", disse Woods, 23, que é cineasta e mora em Los Angeles.

As duas viriam a se conhecer na festa de aniversário de um amigo e "imediatamente se sentiram como melhores amigas" (de acordo com Garcia, 21, que é instrumentista e vive em Los Angeles). Só quatro semanas mais tarde, quando já estavam namorando, elas mostraram suas listas uma à outra. Será que elas haviam de alguma maneira manifestado um relacionamento?

Manifestação é uma forma de declaração de intenções que envolve concentrar os pensamentos em um resultado desejado até que ele aconteça. É uma linha de pensamento psicológico que foi popularizada em livros como "O Segredo", best-seller de Rhonda Byrne em 2006, mas vem sendo praticada, em diversas formas, ao longo da história.

Nos últimos anos, a ideia de manifestação vem ganhando espaço na mídia social em companhia de outras práticas associadas à espiritualidade new age. Rituais de manifestação de amor registram milhões de views no YouTube, e a hashtag "manifestação" tem mais de 14 bilhões de views no TikTok.

Esses vídeos, que cobrem desejos como o de recuperar um ex-parceiro e o de ser visto como "mais atraente", parecem abarcar até mesmo os mais específicos (e às vezes absurdos ou ligeiramente vaidosos) impulsos humanos.

No ano passado, uma "life coach" certificada chamada Amanda Clayton afirmou em um vídeo postado no TikTok que uma pessoa podia manifestar um interesse obsessivo do parceiro por ela ao repetir uma frase que começava por "não importa o que ele esteja fazendo ou com quem ele esteja, ele está sempre pensando em mim". Essa invocação foi repetida em mais de 190 mil vídeos.

Alguns estudos apontam que rituais de manifestação podem ter efeito oposto ao pretendido. "Em nossos estudos, quanto mais as pessoas fantasiam positivamente sobre se aproximar de alguém de quem gostam, menor a probabilidade de iniciarem um relacionamento romântico com aquela pessoa nos próximos 30 dias", disse Gabriele Oettingen, professor de psicologia na Universidade de Nova York e autor de "Rethinking Positive Thinking: Inside the New Science of Motivation". Isso, disse Oettingen, pode ser combatido por meio da complementação das fantasias positivas por "uma dose saudável de realidade".

Existem muitas formas de manifestar, e elas incluem escrever desejos específicos, como Woods e Garcia fizeram. Mas Porsche Little, trabalhadora espiritual que vive em Los Angeles, alerta as pessoas contra tentarem manifestar um indivíduo. Em lugar disso, o melhor é considerar as qualidades gerais desejadas na pessoa.

"O que estou afirmando é que não se pode dizer ao universo que você quer um cara amoroso, rico e de 1,95 metro de altura até julho se você continua a seguir seu ex e verificar todos os likes que ele recebe", disse Little. "Uma pessoa pode abrir espaço para a vida ao se livrar de velhos padrões de comportamento, mentalidades negativas e maus relacionamentos, e quando começa a remover obstáculos do caminho, estabelece a intenção de que está pronta para o oposto de tudo o que acabo de mencionar. E isso em si já é uma manifestação".

Embora a ideia de manifestação se baseie na crença de que as palavras que uma pessoa usa e os pensamentos que visualiza têm poder, Little disse que os resultados reais se baseiam em intenções e ações. "O que o universo escreveu para nós vai além de nossos desejos humanísticos e digo aos meus clientes que eles precisam se perguntar coisas como ‘se eu conseguir esse amor, o que farei com ele?’", ela disse. "Conforme fui ganhando experiência com a manifestação, tornou-se importante para mim perceber que, quando se trata de amor, só posso manifestar um amante que espelhe a maneira pela qual me sinto sobre mim mesma".

Gabrielle Richardson, 26, é modelo e participou de uma sessão no ano passado em que Little lhe disse que um novo amante, um "homem com signo de ar" (alguém de gêmeos, libra ou aquário) estava para chegar. Richardson agora está envolvida em um relacionamento a distância com um homem de libra e acredita que a manifestação tenha influenciado o resultado.

"Depois da sessão, passei muito tempo meditando e pedindo, em pleno amor, dizendo coisas como ‘você merece amor’ e ‘você merece alguém que a veja como a melhor pessoa’", ela disse.

Ela acrescentou que tem boa sorte naturalmente, o que faz da manifestação uma prática fácil de incorporar à vida cotidiana. "Sinto que, se eu disser que quero namorar uma pessoa assim e assado, e se eu tiver um crush, essa pessoa vai aparecer na minha vida, não importa onde ela esteja no mundo", disse Richardson.

Gabby Bernstein, escritora que está para lançar um livro chamado "Happy Days: The Guided Path from Trauma to Profound Freedom and Inner Peace", acredita que qualquer pessoa seja capaz de recorrer a manifestações, mas que primeiro é preciso acreditar que a pessoa mesma é digna de manifestar aquilo que deseja.

Tendo isso em mente, manifestar amor envolve mais trabalhar no desenvolvimento do amor da pessoa por si mesma do que encontrar outra pessoa. Bernstein disse que tentar controlar os resultados de sua vida romântica é uma maneira de bloquear as manifestações. "Eu simplesmente trabalharia com a intenção de atrair o que houver de melhor para todos em lugar de me concentrar em que as coisas sejam de uma determinada maneira, com uma determinada pessoa, em um determinado momento", ela disse.

Bernstein acredita que tenha manifestado seu marido ao escrever uma lista de qualidades não negociáveis que buscava em um parceiro. Essa clareza, ela disse, é parte importante de seu processo. "O primeiro passo para manifestar amor é mergulhar no sentimento da energia romântica, mesmo sem ainda estar em um relacionamento", disse Bernstein. "Isso significa fazer coisas que inspiram a pessoa e estar com amigos que a façam se sentir bem. Se a pessoa gosta de cozinhar, que faça aulas de culinária e faça sozinha as coisas que gostaria de fazer com um parceiro".

A psicóloga Monica Johnson, fundadora da Kind Mind Psychology, disse que usar a palavra "manifestação" para descrever essa mudança na forma de pensar dá ao processo uma qualidade mais mágica, mas que ele também pode ser descrito como a prática da terapia comportamental cognitiva e da "mindfulness". Johnson disse que "rotular essas estratégias como manifestação é problemático porque remove a segurança e firmeza da ciência que embasa essas técnicas", ela disse. "A ciência também compreende suas limitações e informa sobre essas limitações".

Johnson diz que isso pode incluir aprender a aceitar o fim de um relacionamento encerrado em lugar de buscar manifestar uma retomada. "Por que uma pessoa desejaria alguém que não consente entusiasticamente a um relacionamento?", ela disse.

A despeito do que o pessoal que defende a ideia de manifestação no TikTok possa afirmar, a melhor maneira de manifestar amor é também a maneira mais saudável de namorar em geral: ser honesto sobre o que você deseja, mas se manter aberto à chegada do amor em formas inesperadas e sem cronogramas definidos.

Little resumiu a premissa da manifestação, na vida romântica: o amor é possível e todos o merecemos. "Podemos todos ser realistas no amor sem pensar pequeno demais", ela disse. "Dizem que é impossível fazer um quadrado se encaixar em um círculo, mas e se o círculo for grande o bastante?"

Traduzido originalmente do inglês por Paulo Migliacci

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem