Viva Bem
Descrição de chapéu beleza

Veja como óleos essenciais podem ajudar a assumir os cabelos grisalhos

Aromas estimulam a aceitação, o amor-próprio e o empoderamento

Personare
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Solange Lima
personare

As mulheres estão cada vez mais empoderadas e se assumindo do jeito que são, mas por que será que deixar os cabelos grisalhos ainda incomoda? Esse não precisa ser um processo sofrido. Para que seja uma decisão e uma transição mais leve e tranquila, unir empoderamento e aromaterapia é uma opção.

Quando alguma cliente me pede ajuda com essa questão, percebo que nem sempre é apenas a cor do cabelo que está em jogo. Tudo isso tem muito mais a ver com a autoestima e a autoconfiança.

Por isso, a seguir, falaremos sobre o uso de óleos essenciais para ajudar no processo, mas também das questões que precisam ser trabalhadas e que estão para além dos fios brancos à mostra.

QUAL É O PROBLEMA DE ASSUMIR O GRISALHO?

Nós, mulheres, sempre fomos expostas aos padrões de beleza, da perfeição, do culto ao corpo. Há alguns anos, a mulher que deixava a raiz do cabelo mais branca era vista como desleixada, que não se cuidava, o que tornava a tintura uma obrigação imposta pela sociedade

Felizmente, hoje tem mudado. A mulher forte e empoderada é aquela que assume o seu jeito, seu corpo, seu cabelo, o jeito que ela é, e assim deve ser.

No entanto, enquanto os homens sempre se assumem com os brancos e nunca tiveram problemas com isso, a gente ainda sofre para assumir os cabelos totalmente naturais e grisalhos.

Eu mesma, confesso, ainda sou escrava das tinturas para cabelo e há alguns anos tenho usado tinturas sem muito química, mais naturais, mesmo sabendo que a durabilidade pode ser menor e que logo tenho que pintar novamente.

Mas é o meu processo até conseguir deixar de vez o cabelo crescer de forma natural e branca –decisão ainda difícil para mim. Acredito que por trás disso tem a questão de não aceitar o avanço da idade. Muitas de nós veem os cabelos brancos aumentando como sinônimo de: "Estou envelhecendo, e agora?".

Lembre-se: não é fim do mundo, afinal, todo mundo vai envelhecer um dia. Então, por que não se assumir e deixar fluir?

EMPODERAMENTO E AROMATERAPIA

Assumir o cabelo grisalho não precisa ser um processo sofrido. Para isso, alguns óleos essenciais podem nos ajudar a fazer essa transição de forma leve, ajudando, principalmente, na autoestima e autoconfiança (confira um guia completo sobre óleos essenciais aqui).

A seguir, veja algumas indicações gerais para mulheres –afinal, para que a ajuda seja bem direcionada, é preciso procurar um especialista em aromaterapia.

ÓLEO ESSENCIAL DE PAU ROSA

> É um óleo que trabalha aceitação
> Ajuda a permitir fazer o que sentir vontade e o que quiser, sem cobranças
> Auxilia a resgatar o amor-próprio
> Com isso, nos permite ter liberdade de escolher o que quer que seja e fazer do nosso jeito, para que a gente se sinta bem como é
> Ele não te cobra nada e não impõe nenhum padrão, apenas que você seja assim como é, sem críticas e preconceitos.

ÓLEO ESSENCIAL DE GERÂNIO E YLANG YLANG

> Os óleos femininos, como gerânio e ylang ylang, também nos ajudam a nos fortalecer
> Trazem coragem para tomar decisões que só diz respeito a nós, mulheres.

SINERGIA: ÓLEO ESSENCIAL DE LARANJA DOCE E VETIVER

> Associar um óleo cítrico, como o de laranja, com um amadeirado, como vetiver, compõe uma sinergia bem poderosa para as mulheres
> Porque a vida precisa da alegria e leveza da laranja doce e a força e o realizar do vetiver, trazendo o poder pessoal

SINERGIA: PAU ROSA, GERÂNIO OU YLANG YLANG

> É possível associar os óleos essenciais de pau rosa, gerânio ou ylang ylang para ajudar a se empoderar e assumir os cabelos brancos e o que mais a mulher se permitir e quiser fazer. (conheça outros benefícios do óleo essencial de ylang ylang).
> Tudo vai depender do que você tem mais dificuldade de aceitar nesse processo.

COMO USAR OS ÓLEOS ESSENCIAIS

Geralmente, os óleos essenciais são muito concentrados e não devem ser utilizados em contato direto com a pele. Para praticar a aromaterapia, há diversos tipos de acessórios.

Você pode usar os óleos indicados na colar de aromaterapia, também chamados de difusor pessoal de aromaterapia ou pedir ajuda a um aromaterapeuta que pode fazer uma sinergia, ou um produto mais personalizado para você no seu colar ou um aromatizador de ambientes para usar no dia a dia. A seguir, veja instruções básicas para os tipos de uso:

COLAR AROMÁTICO

> Pingue 2 gotas do óleo essencial em um algodão pequeno (ou a esponjinha que vem com o colar) e insira o material dentro do colar

> A partir disso, pode colocar no pescoço e usar durante um período do dia ou no máximo por 2 horas

> Não fique o dia todo com seu colar

> Você pode trocar o aroma a cada 2 a 3 dias

> Ou, então, conforme orientação do profissional, pode permanecer com o mesmo durante 7 dias para algum tratamento específico, desde que reforce o óleo com mais algumas gotas a cada 2 a 3 dias.

DIFUSOR DE AROMATERAPIA

> Pingue até 10 gotas de um óleo essencial ou 5 gotas de dois óleos diferentes, fazendo uma sinergia.

> Preencha com água, seguindo como orientações do seu equipamento.

> O aparelho é bem funcional e alguns modelos desligam sozinhos depois de 2 ou 3 horas, quando o nível da água fica baixo. É uma característica bem interessante que vale a pena observar na hora de adquirir um e se você está disposto a pagar.

> A área de cobertura é de até 40 m², por isso, observar o tamanho do ambiente onde você deseja utilizá-lo, para que sinta os benefícios.

OBTER AJUDA

O ideal é fazer uso dos óleos essenciais sempre com acompanhamento de um aromaterapeuta, porque, afinal, cada mulher é única.

Além disso, alguns óleos talvez não sejam para esse momento, ou ainda você não goste do aroma, e ainda tem como contraindicações, analisadas de forma personalizada para você, sempre necessário entender um pouco mais sobre suas questões antes de fazer uso.

Mas se você chegou até aqui, é porque esse assunto tocou e já te ajudou a entender um pouco melhor sobre isso, que parece tão difícil de lidar. Estamos todos sempre aprendendo, e assumir os cabelos naturais e grisalhos também faz parte do processo de autoconhecimento e da vida.

Vamos juntas nesse processo de como assumir os cabelos grisalhos? Estou sempre por aqui, se precisar! Saiba e entenda como usar os óleos essenciais com segurança.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem