Viva Bem
Descrição de chapéu Personare

Veja como aplicar feng shui na mesa de trabalho no escritório e home office

Atitudes simples e práticas ajudam atrair prosperidade e sucesso

Como organizar nossa mesa de trabalho de acordo com o Feng Shui - Personare
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Cris Ventura
personare

A mesa de trabalho é o local mais importante do escritório e do home office. Pode-se dizer que representa uma extensão de nosso propósito de vida profissional. Por isso, reserve um tempo para organizar e aplicar Feng Shui na mesa de trabalho de casa, da empresa ou do espaço comercial.

Com as mudanças, você perceberá mudanças como clareza mental, aumento de criatividade, foco e concentração. Siga estas dicas simples e práticas de Feng Shui no trabalho e você notará a diferença em termos de prosperidade e produtividade, além da sensação de bem-estar e leveza no seu dia a dia.

Primeiramente, onde devemos posicionar a mesa de trabalho? Se puder, siga as orientações abaixo para garantir prosperidade na vida profissional, lembrando que a posição de comando é uma das mais importantes orientações do Feng Shui.

> Para uma fácil memorização e visualização, lembre-se de uma poltrona grande e forte de um presidente de empresa: há proteção para as costas, apoio nas laterais para os braços e com certeza estará de frente para a entrada.

> Para a sensação de bem-estar e segurança, posicione sua mesa de trabalho do escritório e do home office de frente para a porta de entrada da empresa ou do cômodo para garantir uma visão ampla do ambiente.

> E atrás da mesa deve haver uma parede –sem janela– para a segurança. Isso é importante para que você gerencie e comande sua vida profissional com intenções mais claras e enxergando soluções e oportunidades.

FENG SHUI NA MESA DE TRABALHO

A seguir, veja dicas de Feng Shui para mesa de trabalho, seja no escritório ou no home office.

CENTRO DA MESA: O lugar ideal para o computador é o centro da mesa, independentemente do seu formato, pois esse é o canto da carreira e nada melhor do que a sua principal ferramenta de trabalho nesse local.
O canto central superior simboliza o sucesso e o reconhecimento. Coloque um objeto vermelho sobre o computador ou uma luminária atrás dele.

LADO DIREITO: Do lado direito fica o canto dos relacionamentos, por isso coloque um belo porta-retratos com a foto do casal ou coloque dois objetos que formem um par. Em seguida, coloque o telefone também do lado direito para atrair clientes e um objeto de metal ou multicolorido para inspirar a criatividade.

LADO ESQUERDO: A prosperidade fica do lado esquerdo da mesa e essa é a energia do dinheiro. Para ativá-la coloque um cristal multifacetado ou uma pedra pirita e os projetos em andamento (para conhecer mais pedras ideais para sua casa, confira esse guia sobre Feng Shui e Cristais).
No canto esquerdo central fica o canto da família, ótimo local para uma planta ou vaso com flores. Na sequência, fica o canto da sabedoria, lugar ideal para livros sobre a sua carreira e temas que está estudando.

O QUE NÃO PODE NA MESA DE TRABALHO

> Tesouras, estilete, abridor de cartas e outros objetos cortantes sobre a mesa, pois são negativos e cortam as energias
> Embaixo da mesa, não coloque a lixeira do lado esquerdo que é justamente o canto da prosperidade
> Fiação enrolada e aparente
> Relógios parados, que não funcionam ou não estão no horário certo
> Objetos e aparelhos quebrados
> Propostas ou projetos antigos, ou que não deram certo
> Gavetas bagunçadas

Plantas e flores para todos os ambientes - Personare

ORGANIZAÇÃO E FENG SHUI NO ESCRITÓRIO

Na mesa, sala ou estação de trabalho, é importante ter objetos pessoais e plantas naturais que, além de levantar o astral e aliviar o estresse, ajudam no desempenho profissional, pois aumentam a produtividade.

Para obter clareza mental, ativar parcerias, atrair clientes e sucesso para o escritório, negócios e carreira, adote algumas ações rotineiras de Feng Shui no escritório para colher resultados positivos:

> Personalize seu espaço com desenhos dos filhos ou de crianças, fotos da família, dos amigos e amigas, do companheiro/da companheira.
> Adicione plantas naturais como o lírio da paz, a zamioculcas, o antúrio que purificam o ar (dicas de plantas no Feng Shui).
> Organize armários e gavetas que não devem ser bagunçados e muito cheios.
> Recicle semanalmente os papéis que estão fora de uso: projetos antigos, rascunhos, apostilas, revistas, jornais, sacolas, envelopes, embalagens e qualquer tipo de papel sem utilidade.
> Computador: crie filtros para evitar o excesso de e-mails e bloquear spams, organize os documentos em pastas por ordem numérica, alfabética, nome de clientes, nome de projetos e/ou datas. Exclua os rascunhos e limpe o excesso de arquivos e programas semanalmente.
> Organize projetos, apresentações e listas de clientes e arquive os documentos de papel e cartões.
> Verifique a agenda de papel ou planner e tenha certeza que a sincronização das agendas virtuais estão sincronizadas e diariamente verifique seus compromissos.

ORGANIZAÇÃO E FENG SHUI NO HOME OFFICE

Todas as dicas citadas acima valem também para o home office. Mas a diferença é que trabalhar em casa é uma arte, e home office:

> Organização: mantenha sua mesa e o espaço ao redor limpo, arejado e organizado. Caixas e prateleiras por perto ajudam a manter papéis, pastas, livros e outros materiais de trabalho acessíveis e em ordem.
> Cores no ambiente: para ter mais foco, agilidade de raciocínio e comunicação, cerque-se de itens de cor amarela, pode ser um tecido ou almofada na cadeira de trabalho.
> Luz: a iluminação deve ser boa, se precisar inclua luminária de mesa.
> Plantas: na mesa de trabalho pode ter uma planta pequena violeta ou bambu da sorte.
> Tenha um cômodo exclusivo, se possível, para o seu escritório ou um espaço demarcado (por meio de um biombo, uma cortina ou um tapete).
> Visual: nada de acordar e ficar trabalhando de pijama, camisola, moletom ou aquela roupa de usar em casa. A roupa pode ser confortável, mas vista-se para atrair sucesso para sua carreira. O vermelho ajuda a ter mais energia e atitude, enquanto o amarelo auxilia na comunicação e na concentração. Já o laranja estimula a criatividade, o verde ajuda a ter equilíbrio, o roxo atrai prosperidade, e o azul marinho é indicado para dias mais tranquilos e que precisam de mais reflexão.
> Tarefas do dia: faça listas de tarefas diárias para visualizá-las e priorizar as demandas, incluindo as tarefas do cotidiano da casa.
> Tempo: use o despertador/timer no celular ou um aplicativo para aproveitar melhor o tempo principalmente para trabalhos que exigem mais concentração e tempo de escrita, como elaboração de propostas, apresentações ou relatórios.
> Networking: ficar o dia todo trabalhando em silêncio e sem ver ninguém pode ser angustiante, então, fale com pessoas pelo telefone ou e-mail, faça contatos com recados por áudio ou mensagens de texto, marque reuniões e conversas online e presenciais quando possível. Esse movimento ajuda a divulgar sua imagem pessoal, seu trabalho e a ativar a energia da sintonia para atrair clientes e projetos e abrir caminhos para novas oportunidades numa conversa.

FENG SHUI E TRABALHO

O Feng Shui no trabalho ajuda a enxergar soluções e oportunidades. Estimula a criatividade e a produtividade. Favorece o sucesso dos negócios e projetos. Remove obstáculos e dificuldades, tornando as tarefas, o ambiente e a rotina diária mais leve e harmonizada, com a energia focada em atrair prosperidade, sorte e bem-estar.

E a grande dica de Feng Shui para mesa de trabalho é colocar perto de você no home office ou no escritório uma planta natural como a zamioculcas ou mesmo um vaso com flores naturais que você goste. E, claro, investir na organização do espaço e da mesa de trabalho e também virtual no celular, notebook e computador.

Lembre-se que esse tempo investido na organização não é perdido ou gasto à toa. Ao contrário, é muito valioso. É um investimento que ajudará você a ter mais tempo para prosperar e equilibrar sua vida profissional e pessoal.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem