Ioga para homens: Saiba quais são os benefícios e as dicas para praticar
Prática, que passou a ser considerada suave e feminina, é para todos
A ioga foi codificado por um homem, Patanjali, em um país onde as mulheres não tem muita voz ativa, a Índia. Entretanto, passou a ser considerado uma prática suave e feminina. Vamos começar a desmistificar isso. A ioga é para homens também, é para todos.
Sim, as mulheres realmente têm um corpo mais flexível, principalmente o quadril, pois a natureza precisa que este se abra para a gestação e o parto. Os homens têm mais força, mas não significa que não sejam ou não possam ter uma flexibilidade igual à das meninas.
Portanto, as diferenças fisiológicas não influenciam na prática. Na ioga não existe diferença entre a prática para homens e mulheres, com duas exceções: uma é o período menstrual, para o qual existe uma prática específica, e a outra é na gravidez, em que o ioga tem o objetivo de dar conforto para as mudanças corporais e preparar o corpo para o parto e o pós-parto.
Como trabalho com ioga em estúdios, academias e online, posso dizer que a maior frequência nas salas é feminina, mas, aos poucos, homens que frequentam as práticas se tornam mais assíduos e interessados na filosofia de ioga.
A seguir, vamos falar um pouco mais sobre ioga para homens, benefícios e dicas para aqueles que querem começar ou que desejam intensificar a prática.
BENEFÍCIOS DO IOGA PARA HOMENS
COMPLEMENTO A OUTRAS ATIVIDADES FÍSICAS
Ioga é um ótimo complemento para outras atividades físicas, porque desenvolve a concentração e a escuta do próprio corpo. Para os corredores, lutadores e surfistas isso é de extrema importância.
Outra vantagem é o desenvolvimento dos músculos abdominais, da musculatura profunda da coluna lombar e paravertebral. O que ajuda a prevenir lesões e o aparecimento de hérnias de disco. Para os surfistas, previne as hérnias de disco lombares e as cervicais, porque desenvolve a mobilidade da cintura pélvica.
IOGA REDUZ O NÍVEL DE ESTRESSE
Depois de um dia de trabalho, a ioga ajuda a se recuperar do cansaço físico e mental, já que a prática é feita em um ambiente calmo, silencioso e acolhedor.
Os asanas e pranayamas trabalham o alinhamento do corpo físico e energético. As posturas psicofísicas (asanas) distensionam a musculatura, enquanto os exercícios respiratórios (pranayamas), aumentam a capacidade pulmonar. A união dos dois traz o foco para momento presente e relaxa a mente, aliviando o estresse.
REEQUILIBRA A FORÇA
Todo iniciante vai deparar com os famosos Guerreiros 1, 2 e 3 (nome popular para as posturas chamadas de virabhadrasana), que nos ensina que a força utilizada, assim como nas artes marciais, na ioga e na vida é a força interior, através da busca pelo equilíbrio.
A ioga trabalha os músculos de uma forma completa, através da contração dinâmica, isometria, dos músculos na entrada e saída dos asanas, e da contração isotônica na permanência nas posturas físicas. Propicia situações que estão fora do cotidiano, como ficar de cabeça para baixo nas invertidas ou o equilíbrio, geralmente precário, de asanas como bakasana ou ardha chandrasana.
Não é força, é o alinhamento e o encaixe correto que proporcionam o alcance dos asanas mais complexos.
VOCÊ NÃO PRECISA SER FLEXÍVEL
Os asanas abrem o seu corpo, mudam a sua postura física e mental. Faz parte da prática o incremento da amplitude articular e o alongamento muscular. Então, não se intimide, comece com o que o seu corpo é capaz, observe o que pode ser aperfeiçoado, transformando-o e descubra-se de uma forma leve nas práticas. As mudanças são incríveis.
Boas práticas.
Namastê
Comentários
Ver todos os comentários