Viva Bem

Saiba como montar terrários e minijardins para deixar a decoração de sua casa mais viva

Nem todas as plantas vivem bem em ambientes internos

Carol Costa, do blog "Minhas Plantas", com jardim de suculentas
Carol Costa, do blog "Minhas Plantas", com jardim de suculentas - Reprodução/Instagram
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Beatriz Fialho
São Paulo

Com quintais e varandas cada vez menores, as plantas estão sendo levadas para dentro de casa. Mas nem todas vivem bem em ambientes internos.

A jornalista e jardineira Carol Costa, autora do blog Minhas Plantas, explica que existem plantas de sol pleno, de meia-sombra e de sombra –as espécies mais indicadas para o ambiente interno. "O que a gente chama de sombra na jardinagem não é o hall do elevador nem a garagem coberta. É um local de muita claridade, onde não bate sol direto em nenhuma hora do dia."

Uma boa opção para usar dentro de casa é o terrário, um vaso fechado, normalmente montado dentro de um vidro, que não pode tomar sol. Essas peças são perfeitas para o ambiente interno por não precisarem de luz direta nem de regas constantes.

Segundo a bióloga Juliana Ferrari, dona da loja Terra Jardim, o terrário, além de ser uma peça decorativa, é um ecossistema vivo e dinâmico. “Algumas plantas crescem mais do que as outras e pode ser que algumas morram com o tempo. O legal é poder observar como a natureza funciona com pouca interferência humana.”

Mas quem tem um espaço onde a incidência de luz solar dura mais do que quatro horas pode apostar em um vasinho de suculentas. Conhecidas como as plantinhas da moda, os cactos e as suculentas precisam de um ambiente quente e mais seco, nada de banheiros ou quartos escuros. “Um erro comum é colocar suculentas em ambientes escuros e úmidos. Elas definham”, diz Juliana.

E nada de passear com os vasinhos pela casa! “As plantas não têm pernas! Qualquer mudança, para elas, é muito estressante”, alerta Carol.


COMO FAZER UM TERRÁRIO FECHADO?

Para ambientes iluminados, mas sem luz solar direta

 

Material
- Um recipiente transparente com tampa, de vidro ou acrílico
- Pedras seixo de rio pequenas, suficiente para uma camada de aproximadamente três dedos de altura (ou 1/5 da altura do vaso)
-Terra para terrário e areia (misture a mesma quantidade de cada uma)
- Mudas de plantas de pequeno porte adaptadas para sombra (calatheas, marantas, lambaris, musgos, mini samambaia, unha-de-gato)
- Cascalho, granitina e pedras decorativas para o acabamento

Coloque as pedras seixo no fundo do vidro, devidamente limpo. Ponha uma pequena camada de terra (já misturada com areia). Retire as mudas de planta dos vasos e solte as raízes com cuidado. O ideal é que as plantas não estejam com a terra úmida. Organize-as no vidro e coloque terra até cobrir as raízes. Use cascalho, granitina, pedrinhas e casca de árvore por cima da terra, para dar acabamento no terrário. Você também pode usar miniaturas, conchas e outros elementos decorativos para enfeitar

DICAS
-Deixe o terrário em um local de claridade, mas onde não bata diretamente a luz do sol. A temperatura dentro do vidro pode aumentar muito e matar as plantas
-Os terrários não precisam ser regados ou abertos com frequência. Só coloque água a mais se as plantas murcharem
- A quantidade certa de água depende de vários fatores. Você saberá que colocou o suficiente se, de um dia para o outro, as paredes do vidro “transpirarem”, ou seja, ficarem com gotículas de água


COMO FAZER UM JARDIM DE SUCULENTAS?

Para ambientes com incidência de luz solar por longos períodos

Material
-Um recipiente para usar como vaso, pode ser transparente ou não. Aproveite para reutilizar objetos antigos como chaleiras velhas 
-Pedras seixo de rio pequenas, suficiente para uma camada de aproximadamente três dedos de altura (ou 1/5 da altura do vaso)
- Terra 
- Mudas de plantas de pequeno porte para ambientes ensolarados (suculentas e cactos)
- Cascalho, granitina e pedras decorativas para o acabamento

Coloque as pedras seixo no fundo do vaso e cubra com uma camada fina de terra. Retire as mudas de planta dos vasos e solte as raízes com cuidado. Monte o seu jardim mesclando espécies e tamanhos diferentes. Depois de montar a composição, cubra as raízes com uma camada fina de terra e use cascalho, granitina, pedrinhas e casca de árvore para dar acabamento. Regue o vaso com pouca água, somente o suficiente para deixar a terra levemente úmida

DICAS
-Como o jardim é aberto, ele precisará de mais água ao longo do tempo. Mas não regue todos os dias! As suculentas precisam de pouca água para sobreviver, por isso, regue a cada quatro ou cinco dias
-As suculentas gostam de luz intensa! O ideal é deixá-las nas varandas ou próxima às janelas, recebendo sol diretamente


Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias