Viva Bem

Especialista dá dicas de como organizar e guardar sapatos de forma simples

O importante é se desfazer dos pares que estejam em mal estado

Marília Acerbi, 29, e sua coleção de sapatos
Marília Acerbi, 29, e sua coleção de sapatos - Jardiel Carvalho/ Folhapress
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Descrição de chapéu Agora
Lara Pires
São Paulo

"Tenho muitos pares de sapatos. No mínimo, 40. Mas o espaço para guardá-los é pequeno", conta Marília Acer­bi, 29, escrevente de cartório. É co­mum ter dificuldade para organizar os calçados, e muita gente acaba largando os pares pela casa. Para mantê-los em ordem, é preciso seguir algumas dicas.

E especialistas em arrumação desta­cam: é importante aprender a se desfa­zer daqueles que não estiverem em bom estado e doar os não mais usados. Antoniele Fagundes, especialista em organização, explica que as pessoas ge­ralmente têm dúvidas para armazenar calçados e bolsas porque eles ocupam muito espaço dentro do armário.

Ela afirma, porém, que não há necessidade de comprar uma sapateira, especifica­mente. Segundo indica, basta ter um armário com prateleiras. "E se a pessoa também não as tiver no móvel, existem lojas que criam essas divisórias sob me­dida, para que possam ser instaladas nele. Isso faz grande diferença na orga­nização dos objetos", diz Antoniele.

Na hora de colocar prateleiras no guarda-roupa, é preciso considerar a altura dos saltos dos sapatos que tiver, para calcular o espaçamento entre elas. É necessário, ainda, deixar uma sobra para que a mão entre dentro do armário e consiga retirar o par.

"Dedique-se a conhecer o espaço que tem em casa: olhe bem e estude antes de começar a organizar", orienta Anto­niele. “É aconselhável sempre manter os pares mais usados em locais de fácil acesso."

Marília Acerbi mudou de casa e afir­ma que, antes, tinha um espaço maior para armazenar seus sapatos. “Tentei comprar uma sapateira grande, mas não cabem todos os meus pares. E olha que o meu marido me cedeu a parte de­le!”, diverte-se Marília.

Ela conta que deixa os sapatos espa­lhados e que tem um móvel na entrada da casa onde põe o par que usou duran­te o dia. “Tiro antes de entrar. Então, metade dos calçados fica na sala, e a outra metade, na sapateira.”

Antoniele aconselha: “Sempre orien­to minhas clientes a criarem regras dentro da própria casa. Ter dia e horário certos para recolher e guardar os cal­çados ajuda quem tem criança peque­na, por exemplo, e ensina os filhos a se­rem organizados. Deixe sempre um es­paço vago para guardá-los e, caso tenha uma pessoa que arrume a casa, mostre a ela onde colocar os sapatos”.


COMO ORGANIZAR

- Tire todos os sapatos do armário e separe entre pares que podem ser doados, que precisam ser descartados e que vão ficar

- Não há necessidade de ter sapateiras. Um armário com prateleiras já serve para organizar os sapatos

- Na hora de arrumá-los, enfileire os pares que mais usa à frente e ponha os que menos usa atrás. Outra opção é colocar um pé do sapato na frente e outro atrás, o que facilita a visualização de tudo o que você tem

- Caso não haja prateleiras em seu armário, há lojas ou mesmo marcenarias que fabricam prateleiras sob medida

- Caso deseje manter os pares em caixas, opte por versões transparentes para enxergar o que há dentro ou use etiquetas para identificar qual sapato está em qual caixa. Assim você não precisa abrir uma por uma quando quiser encontrar algo

- Cuide de seus calçados. Coloque enchimento (que pode ser feito com papéis amassados) para que eles não fiquem marcados e limpe-os antes de devolvê-los ao armário

Agora
Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias