Viva Bem

Saiba quais são os exercícios para se livrar da gordura localizada

Professores indicam atividades, mas avisam: não existe mágica

A personal trainer Glaucia Raffoul indica exercícios para o abdome
A personal trainer Glaucia Raffoul indica exercícios para o abdome - Robson Ventura/Folhapress
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Descrição de chapéu Agora
Karina Matias
São Paulo

Está incomodado com a barriguinha? Não tem jeito. Para perdê-la é preciso esforço. Os profissionais de educação física explicam que é necessário aliar dieta equilibrada a uma rotina constante de exercícios.

Isso porque apenas a atividade física, mesmo a localizada, como o abdominal, não é eficiente para acabar com a gordura localizada. "Vai ter que queimar a gordura no corpo inteiro", diz a personal trainer Glaucia Raffoul, da Academia Winners Company.

Por outro lado, só fechar a boca também não é garantia do resultado desejado. "Para conseguir emagrecer só com dieta, ela precisa ser muito restritiva, o que pode provocar dores de cabeça e fraquezas. Além disso, quando é feita por muito tempo, o organismo acaba se acostumando, e a pessoa atinge um limite, parando de perder peso", explica o professor Ricardo Maciel, da academia Fórmula, do Shopping Osasco.

Existe, ainda, o fator genético, que favorece o acúmulo de gordura em determinada parte do corpo. Segundo Raffoul, no que se refere à atividade física, a recomendação é acelerar o metabolismo do corpo para queimar gordura.

"Treinos de musculação de alta intensidade são indicados, porque a pessoa consegue ganhar massa muscular, ao mesmo tempo em que perde gordura", diz a personal. Exercícios aeróbicos também ajudam no processo.


IMPORTANTE

Para um melhor resultado, os exercícios devem ser feitos de duas a três vezes por semana, combinados a atividades para outras regiões do corpo. Outra dica é combiná-los com um treino aeróbico de alta intensidade, como correr na esteira

ATENÇÃO

Antes de fazer qualquer atividade física, é importante conversar com o seu médico para garantir que a sua saúde está em boas condições e contar sempre com um profissional que possa orientá-lo durante o treino.

Agora
Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias