Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

No Limite
  • André Martinelli Eliminado
  • Angélica Ramos Eliminado
  • Arcrebiano Araújo Eliminado
  • Ariadna Arantes Eliminado
  • Carol Peixinho Eliminado
  • Elana Valenária Eliminado
  • Gleici Damasceno Eliminado
  • Gui Napolitano Eliminado
  • Íris Stefanelli Eliminado
  • Jéssica Mueller Eliminado
  •  Kaysar Dadour Eliminado
  • Lucas Chumbo Eliminado
  • Mahmoud Baydoun Eliminado
  • Marcelo Zulu Eliminado
  •  Paula Amorim Carcará
  • Viegas de Carvalho Eliminado

Andre Marques diz estar com 'tesão de adolescente' com No Limite

Apresentador afirma que não aguentaria perrengues do programa

Andre Marques apresenta o reality show No Limite Divulgação/Globo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Primeiro reality show de competição da TV aberta brasileira, o No Limite está de volta a partir desta terça-feira (11) na Globo. A atração, como o nome entrega, coloca os participantes em situações extremas e testa a resistência deles em condições adversas.

Além da exibição às terças-feiras, o programa terá um especial chamado No Limite - A Eliminação, com exibição às quartas-feiras, às 21h30, no canal pago Multishow, com reprise aos domingos após o Fantástico, na Globo. Será uma entrevista com o eliminado da semana falando sobre a experiência.

O formato é uma adaptação do Survivor, cuja versão americana já teve 40 edições. A atração é considerada a "mãe dos reality shows", embora no Brasil tenha sido ofuscada pelo voyeurismo proporcionado pelo Big Brother Brasil.

Não à toa, desta vez os 16 escolhidos para a empreitada são ex-BBBs. De acordo com o diretor LP Simonetti, foi "uma decisão artística para a volta do programa". Nas temporadas anteriores, realizadas em 2000, 2001 (uma em janeiro e outra em outubro) e 2009, os participantes eram anônimos.

"Acredito que o fato de o grupo já ter participado de outro reality não muda em nada o desafio que é o No Limite", diz o diretor ao F5. "A única semelhança, na verdade, é que eles já passaram pela regra básica: toda semana um vai sair e só teremos um campeão."

Ele avalia que mesmo os participantes que estiveram no grupo com maiores restrições dentro do reality show não estão preparados para o que vão encontrar no novo programa. "Eles viviam na casa do BBB com toda modernidade e conforto", lembra. "Mesmo na Xepa, eles tinham comida à disposição, camas confortáveis, água quente... E agora eles não vão ter nada disso."

Isso porque os participantes serão desembarcados na deserta Praia Brava, locação fictícia no litoral do Ceará, onde serão divididos em duas tribos, a Carcará e a Calango. E sozinhos terão de se virar para montar seus acampamentos na mata.

A cada programa, os dois grupos disputarão uma Prova de Privilégios. Quem ganhar, recebe objetos para tornar a vida no local minimamente mais confortável, como sacos de dormir, facas e fósforos. Depois, disputam uma Prova da Imunidade, em que o time vencedor garante a permanência no programa.

Por outro lado, a equipe perdedora tem que ir ao Portal da Eliminação, onde cada membro escolhe um participante para eliminar. Diferentemente do BBB, no qual a afinidade é um dos critérios mais citado no confessionário, aqui quem contribui menos para as provas é quem tende a receber mais votos.

Uma das provas mais lembradas das edições anteriores já foi confirmada na nova temporada. Trata-se da tradicional Prova da Comida, na qual os participantes têm que se deliciar com iguarias bizarras, como olho de cabra, cabeça de galinha, cérebro de bode, gafanhotos em calda de quiabo e vermes vivos.

O responsável por comandar a atração é Andre Marques, 41, que entra na vaga ocupada por Zeca Camargo, 58, nas temporadas anteriores. O apresentador será visto numa versão bem menos fofa do que no palco do programas The Voice + e The Voice Kids.

"Quando você é tirado da sua zona de conforto, você descobre uma força que às vezes nem achava que tinha", diz Marques, em bate-papo com a imprensa, do qual o F5 participou, para apresentar o projeto. "Não é uma gravação no estúdio, com tudo certinho, paradinho. Tem todo um sigilo, um calor, lugares que são complicados de trabalhar. Estou feliz porque vou fazer uma coisa diferente."

Porém, o desafio é muito bem-vindo. "Estou me sentindo igualzinho a quando eu comecei em 'Malhação' [em 1995], porque eu era uma criança, tinha 14 anos quando eu gravei o piloto", afirma. "Estou me sentindo meio criança novamente. O que move o nosso trabalho são os desafios, as emoções. Estou com tesão de adolescente."

Ele lembrou que o No Limite estreou mais ou menos na época em que ele começou a trabalhar no Vídeo Show. Ele fazia uma sátira do reality na atração dedicada aos bastidores das produções da Globo. "Era um programa que eu era apaixonado", afirma. "A vida tem dessas coisas, né? Essas voltas."

Marques, que já estava acompanhando as primeiras gravações, disse que as condições no local eram extremamente adversas. "Estou usando protetor 70, 90", conta, com a pele visivelmente queimada. "Mas aqui é um sol para cada um. Passarinho está voando com uma asa e se abanando com a outra."

Ele afirma que tentou se preparar um pouco melhor fisicamente para a nova empreitada. "Uns dez diazinho antes, comecei a comer melhor e voltei a caminhar mais frequente", diz. "Mas se eu soubesse o nível da parada, tinha começado quando o Boninho [diretor do núcleo de reality shows da Globo] me convidou."

Sobre a vaga de apresentador, que era cobiçada por muitos e que chegou a ser dada como certa para ser ocupada por Marcos Mion, ele diz que o convite foi uma surpresa. "Eu tinha vontade, mas não passou pela minha cabeça a possibilidade de eu ser convidado", afirma.

Ele diz que comentou com os diretores o desejo ("vai que cola, né?"), mas como já estava escalado em outras atrações, não criou expectativas. "Quando eu tive a notícia, tremeliquei todo, né? Fiquei muito emocionado, chorando que nem uma cabrita desmamada."

Ao comentar o que os participantes estão enfrentando, ele avaliou: "É um perrengue que eu pensei que não era tão pesado, leva qualquer pessoa ao limite". "Eu particularmente não aguentaria", confessa. "Mas acho que é ao alcance de todo mundo, basta ter vontade de se superar e encarar um desafio."

"A gente julga que conhece o nosso limite", explica. "E, às vezes, você só vai ter certeza quando você for colocado a prova. Esse é um grande barato desse programa."

CONHEÇA OS PARTICIPANTES

  1. André Martinelli

    Ex-participante do BBB 13, o capixaba foi o 12º eliminado da sua edição e resistiu por mais de 18 horas em uma das provas mais difíceis do programa, em uma estrutura retangular que subia, descia e girava. Atualmente com 33 anos, o ex-BBB ministra palestras e workshops de lifestyle.

  2. Angélica Ramos

    A ex-participante do BBB 15, que foi a quinta eliminada da sua edição, marcou sua passagem no programa por não levar desaforo para casa. Atualmente, a paulistana de Embu das Artes, de 39 anos, mora na Bélgica e trabalha como influenciadora digital, modelo e atriz.

  3. Arcrebiano Araújo

    O educador físico, que acabou de participar do BBB 21, é de Vila Velha, no Espírito Santo, tem 29 anos e trabalha como modelo e instrutor de crossfit. Segundo eliminado da atual edição, Bil marcou sua participação na casa também pelo seu envolvimento com Karol Conká.

  4. Ariadna Arantes

    A sister participou da 11ª edição do Big Brother Brasil e foi eliminada na primeira semana. Ariadna chegou a participar de uma casa de vidro para tentar uma repescagem, mas o público escolheu o brother Maumau. A carioca de 36 anos atualmente se divide entre o Rio de Janeiro e Itália e trabalha como digital influencer.

  5. Carol Peixinho

    A ex-participante do BBB 19 foi finalista da sua edição, conquistando o terceiro lugar. Peixinho chegou a ser chamada de "planta" pelo público, mas se reinventou no jogo e criou novas alianças. Publicitária, empresária e digital influencer, a soteropolitana de 36 anos é apaixonada por atividade física.

  6. Elana Valeriana

    A ex-participante do BBB 19 foi a nona eliminada em sua edição e, durante a sua passagem pela casa, fez alianças e trocou muitas farpas com outros brothers. A piauiense de 27 anos é engenheira agrônoma, modelo e influencer.

  7. Gleici Damasceno

    A sister, que foi a grande campeã do BBB 18, está confirmada para o No Limite. Na casa, Gleici engatou um romance com um dos brothers e foi a escolhida do público para um paredão falso. Atualmente, a acreana de 26 anos trabalha como atriz e influenciadora digital.

  8. Gui Napolitano

    O ex-participante do BBB 20 foi considerado o galã de sua edição e engatou um romance com uma das sisters, mas acabou sendo o sexto eliminado, com 56,07% dos votos. Modelo e empresário, o paulista de Presidente Prudente tem 29 anos e é proprietário de uma marca de roupas.

  9. Iris Stefanelli

    Natural de Tupã, interior de São Paulo, a ex-sister foi a oitava eliminada do BBB 7 e ficou marcada por fazer parte de um triângulo amoroso na casa na época. Após o reality, Iris chegou a trabalhar como repórter, foi apresentadora e atualmente, com 41 anos, é empresária, digital influencer e possui uma marca de roupas.

  10. Jessica Müller

    A catarinense marcou a edição do BBB 18 com o meme "levanta a cabeça, princesa, senão a coroa cai". Boa em provas de resistência, a sister ficou em 2º lugar em uma disputa que durou 29 horas. A personal trainer tem 30 anos e usa as suas redes sociais para compartilhar exercícios físicos e frases motivacionais.

  11. Kaysar Dadour

    Vice-campeão do BBB 18, o sírio de 31 anos emocionou o Brasil ao participar do reality e dividir sua luta como refugiado. Kaysar marcou a história do BBB como finalista da prova de resistência mais longa de todas as edições: quase 43 horas sem dormir, sem comer e sem ir ao banheiro. Após o BBB, Kaysar seguiu carreira como ator e recentemente se lançou como cantor de funk.

  12. Lucas Chumbo

    O surfista foi o primeiro eliminado do BBB 20 e conquistou o torneio das ondas gigantes de Nazaré pouco depois de deixar o reality. Atualmente, Chumbo tem 25 anos e, entre as viagens e competições do esporte, se divide entre a cidade de Saquarema, no Rio de Janeiro, onde nasceu, e Portugal.

  13. Mahmoud Baydon

    O sexólogo foi o sexto eliminado na 18ª edição do BBB e sua passagem ficou marcada pela amizade com Ana Clara e Gleici, além algumas tretas protagonizadas por ele com brothers, dentro e fora do programa. Atualmente, Mahmoud tem 30 anos, mora em Goiânia e divulga conteúdo sobre sexologia em suas redes sociais.

  14. Marcelo Zulu

    Foi considerado pelo público um dos “vilões” do BBB 4, foi o sétimo eliminado da sua edição, com 80% dos votos. O ex-BBB chegou a defender a seleção brasileira de luta livre entre 2000 e 2014. Atualmente, o carioca de 40 anos é treinador de atletas do UFC.

  15. Marco Aurelio Viegas

    O ex-participante do BBB 18 nunca deixou de se posicionar no jogo e chegou a ter algumas tretas com outros participantes. O paulistano resistiu por mais de 24 horas em uma das provas e foi o 11º eliminado de sua edição. Atualmente, o músico de 36 anos usa suas redes sociais para divulgar seu trabalho como cantor.

  16. Paula Amorim

    A sister, que é ex-jogadora de vôlei, terminou o BBB 18 em quarto lugar. Durante sua passagem pelo reality, a mineira engatou um romance com o brother Breno, com quem é casada atualmente. Paula tem 32 anos e trabalha como influenciadora digital e empresária.

NO LIMITE

  • Quando Às terças-feiras, a partir das 22h30
  • Onde Na Globo
Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem