Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

A Fazenda 14

Tirem as crianças da sala: A Fazenda 14 completa um mês com brigas e baixaria

Clima é pesado no reality rural; participantes protagonizam cenas constrangedoras até para quem gosta de barraco

Deolane Bezerra e Deborah Albuquerque discutem e causam uma grande tensão na sede
Deolane Bezerra e Deborah Albuquerque: discussão terminou com cusparada no rosto e ameaça de agressão física - 4.out.2022/PlayPlus
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A Fazenda 14 (Record) completa um mês no ar nesta quinta-feira (13) com um retrospecto de brigas, acusações, humilhações, xingamentos, brigas com direito a cusparadas (pois é) e até peão levando bronca da produção pelo jeito que (mal) tratava os animais. Uma baixaria generalizada que parece estar fugindo ao controle da Record.

Mesmo com tanto barraco (o que é quase um sinônimo de audiência em programas do gênero), o reality não tem conseguido superar a Globo no horário: "Verdades Secretas 2" registrou 9,1 pontos contra 7,8 da atração da Record, em 6 de outubro, dia de eliminação, o filé mignon da atração. Os dados são do Kantar Ibope –cada ponto equivale a 74.666 domicílios na Grande SP.

Como anda o jogo? Bem, a casa está dividida em dois grupos. De um lado do ringue estão os seguidores da advogada Deolane Bezerra, protagonista do jogo, assim como a rival Deborah Albuquerque. Deolane comanda o grupo chamado pelos participantes de A, mas nas redes sociais eles são conhecidos como os "Deolaners".

Fazem parte dessa turma os peões Bia Miranda, Moranguinho, Lucas, Pétala Barreiros, Vini Büttel, Tiago Tamos e a eliminada Rosiane Ribeiro. André Marinho se aproximou dos "Deolaners", mas ainda não foi totalmente aceito pelos demais participantes, que têm um pé atrás com ele.

No grupo B estão todos os participantes que não se aliaram a Deolane no início do jogo - Deborah, Alex Gallet, Bárbara Borges, Pelé Milflows, Kerline, Ruivinha de Marte, Shayan Haghbin, Tati Zaqui e a eliminada Ingrid Ohara. Iran não faz parte de nenhum grupo, mas já afirmou se identificar mais com as pessoas do B. Já Thomaz Costa, depois que rompeu com o A, se aproximou dos rivais por causa do romance com Tati, mas o clima é de desconfiança entre os outros peões.

Mandada três vezes a berlinda, Deborah acusa Deolane de fazer tortura psicológica, recorrendo a provocações e ameaças à peoa. As duas protagonizam atritos diários com direito a apelidos maldosos - Deolane já chamou a modelo de Nazaré Tedesco, vilã da novela "Senhora do Destino" (Globo). A adversária retribui o carinho chamando Deolane de bafuda –insinuando que ela tem mau hálito. Sentiu o clima?

Durante uma briga, o clima esquentou tanto que Deolane chegou a cuspir na cara de Deborah. Em outro momento, ameaçou "arrebentar a cara dela". Em sua defesa, a advogada e seus aliados disseram que a peoa força brigas e gosta de se fazer de vítima.

Deolane entrou em outra polêmica recente após comparar a trajetória de Deborah na Fazenda à do vencedor do Big Brother Brasil, Arthur Aguiar. Ela disse que a modelo pode até ganhar o programa, mas vai sair odiada, assim como o ator. A afirmação irritou os "pãezinhos", fã-clube de Aguiar, que se mobilizaram contra Deolane, garantiram a permanência de sua rival na casa e ainda levantaram no Twitter a hashtag "padaria contra Deolane".

Bárbara Borges, que andava meio apagada, começou a confrontar o jogo de Deolane. Em uma dinâmica, ela chamou os aliados da advogada de "baba ovo", e durante uma discussão, a atriz gritou para a peoa que ninguém na casa a suporta. Deolane mandou a atriz calar a boca, deixando-a ainda mais irritada. "Eu mando mesmo, cala a boca sua bailarina", berrou a advogada, debochando do passado de Barbara, que foi paquita de Xuxa Meneghel.

Vini Büttel é outro peão que tem dado o que falar na casa, mas por suas afirmações preconceituosas. Em conversa com Ruivinha de Marte na cozinha da sede, ele fez um comentário sobre o corpo da peoa, que ficou desconcertada. Em uma dinâmica, foi preconceituoso com Deborah ao criticar as roupas que ela usa. Mas o que pode custar sua permanência na casa e render uma denúncia por homofobia no Ministério Público foi ter chamado Alex Gallet de gazela -termo pejorativo para se referir a gays.

Bia Miranda, que entrou como grande aposta do público, tem irritado aliados e peões do grupo rival. Com Pétala Barreiros, elas já causaram punição a casa após quebrarem a regra da baia que não permite sequer lavar a mão no lavabo da sede. As duas lavaram os cabelos na sede causando punição, o que levou a protetora delas, Deolane, a esbravejar.

O comportamento explosivo e desbocado da peoa também tem gerado críticas dos confinados e dos internautas. Em uma conversa na casa, o ator Iran Malfitano falou que se Bia fosse sua filha, já teria levado um tapa na boca -o que também gerou má repercussão nas redes para ele. Gretchen, avó adotiva da peoa, já pediu para não associarem seu nome ao comportamento desrespeitoso de Bia e disse que não participou de forma ativa da educação.

Pétala Barreiros tem sido chamada nas redes sociais de "falsa religiosa", sonsa e dissimulada. Nas redes, os internautas dizem que a peoa chora, faz cena, e depois se diverte ao ver uma peoa adversária ser xingada. Ela também já foi criticada por Malfitano –claro que pelas costas– por falar em querer ser "um exemplo para os filhos", mas sem deixar de apoiar o desrespeito de Bia com os outros participantes.

Tiago Ramos se envolveu em inúmeras brigas com outros peões e é daqueles que, se já é irritadinho, fica irascível quando bebe nas festas. Foi punido por ultrapassar alguns limites e, assim como Bia, consegue a proeza de causar incômodo e constrangimento em aliados e adversários. O iraniano Shayan Haghbin é um dos peões com quem o modelo brigou e já partiu para cima -a produção teve que intervir. Mas o episódio que rendeu mais polêmicas nas redes foi quando ele foi xenofóbico. "Vai aprender a falar português", disse Tiago para o iraniano.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem